Joana Martins: "A Seleção é onde toda a gente quer chegar"

Futebol Fem. - Sub-23

Esta quarta-feira prosseguem os trabalhos

A Seleção nacional feminina de Sub-23 concentrou-se a partir desta segunda-feira para um estágio que vai decorrer até ao dia 12 de Abril.

Esta quarta-feira, conversámos com Joana Martins, futebolista do Sporting CP, que partilhou connosco o modo como se iniciou nas andanças do futebol: "O meu irmão jogava quando era pequena. Ele é dois anos mais velho do que eu e andava sempre com uma bola e eu seguia-o para todo o lado para fazer as coisas que ele fazia. Foi um pouco por aí que comecei. Certo dia, estava a ver um treino dele e o treinador da equipa às tantas perguntou-me se queria treinar com aquele grupo. Disse que sim e acabei por ficar. Depois continuei a jogar com os rapazes até aos meus 13/14 anos, porque não havia equipas femininas. Mais tarde, no âmbito das seniores, cheguei a uma equipa feminina e pude competir apenas com raparigas desde então".

Sobre as diferenças entre representar um emblema e a Seleção Nacional, a centrocampista leonina foi perentória: "Há diferenças. Nas vezes que alinhamos por Portugal, estamos a encarnar o país, ouvimos o hino e vestimos a camisola. É uma responsabilidade acrescida, evidentemente. Ir a jogo por um clube como o Sporting exige, igualmente, a sua quota de responsabilidade, mas a Seleção é a Seleção e é onde toda a gente quer chegar". Ainda a propósito da temática da defesa das quinas, a Joana acrescentou: "Nós somos chamadas devido ao que fazemos nos clubes, não devemos estar preocupadas com a prova do nosso valor nos períodos de concentrações, até porque se somos convocadas é porque temos qualidade. Agora, não vou negar que existe um certo peso de responsabilidade porque ocuparmos uma posição que é desejada por tanta gente. Os selecionadores costumam dizer que «é fácil chegar, o difícil é manter-se» e isso faz-nos continuar a trabalhar".

Para terminar, houve espaço para analisar o duplo compromisso com a Noruega, bem como para deixar uma reflexão sobre o surgimento das Sub-23: "Eu penso que esta Selecção veio preencher a lacuna que existia entre as Sub-19 e a equipa A. Muitas jogadoras sentiam dificuldades em subir esse degrau. Estes jogos muito competitivos contra oponentes de topo ajudam-nos muito a manter um bom ritmo positivo. É assim que evoluímos, a testarmo-nos contra as melhores".

Para esta concentração, Carlos Sacadura reuniu 22 atletas.

Conheça a lista completa de convocadas:

Amora FC: Nicole Nunes;

CS Marítimo: Telma Encarnação;

FC Famalicão: Daniela Silva, Mariana Campino e Vânia Duarte;

FF Yzeure Allier Auvergne: Clara Moreira;

Rice University: Ana Albuquerque;

SC Braga: Catarina Pereira e Inês Maia;

SCU Torreense: Raquel Ferreira;

SL Benfica: Ana Seiça e Carolina Vilão;

Sporting CP: Ana Teles, Bruna Costa, Carolina Beckert, Carolina Jóia, Joana Martins, Mariana Rosa, Marta Ferreira, Neuza Besugo e Vera Cid;

Valadares Gaia FC: Rita Dias.

Confira aqui o mapa de internacionalizações

Eis o programa completo:

06.04.2022 | quarta-feira

11h00: treino no Vale do Garrão

07.04.2022 | quinta-feira

11h00: treino no Vale do Garrão

08.04.2022 | sexta-feira

15h00: jogo Portugal vs. Noruega - Estádio Algarve

09.04.2022 | sábado

11h00: treino no Vale do Garrão

10.04.2022 | domingo

11h00: treino no Vale do Garrão

11.04.2022 | segunda-feira

11h00: treino no Vale do Garrão

12.04.2022 | terça-feira

15h00: jogo Portugal vs. Suécia - Estádio Algarve

Regresso aos clubes após o jogo


;

Notícias