Seleção A Feminina

Andreia Jacinto pede "união" frente à Alemanha

Futebol Fem. - Seleção A

Centrocampista acredita que Portugal pode alcançar um bom resultado em solo germânico.

A internacional portuguesa Andreia Jacinto já deu a receita para Portugal contrariar, no sábado, a poderosa Alemanha, em mais uma jornada de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023. A centrocampista diz que só uma equipa muito unida conseguirá ter um bom resultado em Bielefeld.

FOTOGALERIA

“O mais importante é estarmos muito unidas. Se estivermos todas juntas, a trabalhar para o mesmo, é muito mais fácil atingirmos resultados. O nosso foco é trabalhar, melhorar as coisas que não correram tão bem no primeiro jogo com a Alemanha, manter as coisas que correram bem e fazer o melhor jogo possível em Bielefeld", explicou a jogadora do Sporting CP, em declarações aos jornalistas, na Cidade do Futebol.

Em 30 de novembro, a seleção germânica venceu a Equipa das ‘Quinas’ no Estádio de São Luís, em Faro, por 3-1, com três golos apontados na primeira meia hora da partida, o que levou Andreia Jacinto a frisar a necessidade de o grupo se manter tranquilo. “Na segunda parte, tivemos coragem para ter a bola. Isso é muito importante. Temos de estar tranquilas e manter o nosso tipo de jogo e, ao ter a bola, estaremos a fazê-lo”, frisou a jovem médio, de 19 anos.

De regresso às opções de Francisco Neto, depois de falhar a Algarve Cup, em fevereiro, devido a lesão,  Andreia Jacinto não escondeu a felicidade por voltar a trabalhar junto de atletas que admira, como "Fátima Pinto, Tatiana Pinto e Dolores Silva". “É sempre muito bom vir a um estágio da seleção. É sempre um privilégio estar aqui. Sendo mais nova, aprendo muito com as mais velhas. São referências e passam-me algum conhecimento que já têm”, contou.

Sobre a possibilidade de garantir a primeira qualificação de sempre de Portugal para um Campeonato do Mundo, a atleta foi clara na resposta. "Temos sempre um peso ao representar Portugal. É um país que quer estar sempre nas competições e nas fases finais. Era muito bom se conseguíssemos ir, pela rimeira vez, ao Mundial. Sabemos que é difícil, mas é possível”, atirou a jovem, que já vestiu a principal camisola das Quinas em 12 jogos oficiais.

Viagem para a Alemanha na quinta-feira
A formação orientada por Francisco Neto defronta a Alemanha no sábado, em Bielefeld, a partir das 15h10 (hora de Lisboa), e recebe a Bulgária três dias depois, a 12 de abril, no Estádio Cidade de Barcelos, na sétima e oitava jornadas da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023.

A quatro jornadas do final do apuramento, a Alemanha lidera o grupo H, com 18 pontos, seguida de Portugal, com 13, da Sérvia, com 12, e da Turquia com sete. Israel e Bulgária seguem em quinto, sem qualquer ponto e menos um jogo disputado.

A Equipa das Quinas vai treinar na Cidade do Futebol até quarta-feira, partindo na quinta para Bielefeld. No regresso a Portugal, a equipa viajará até ao Porto, para rumar depois ao Complexo Desportivo do Fão, onde irá treinar antes do jogo com a Bulgária, que terá lugar no Estádio Cidade de Barcelos.

Histórico com alemãs e búlgaras
Portugal, 29.º colocado no ranking de seleções femininas da FIFA, encontrou a Alemanha, 4.ª na hierarquia mundial, em qualificações para o Campeonato do Mundo e também no apuramento para o Campeonato da Europa.

Dos cinco confrontos disputados frente à equipa germânica, bicampeã mundial em 2003 e 2007, e oito vezes campeã da Europa (no atual formato do Europeu e no anterior), Portugal não guarda boas memórias. Perdeu por 3-1 na qualificação para o Mundial de 2023, por 0-11 em Fevereiro de 2004,13-0 em novembro de 2003, 0-8 em maio de 2002, e 9-0 em outubro de 2001. 

Diante da Bulgária, a Equipa das Quinas venceu por 5-0 o único encontro disputado entre as duas seleções, na cidade búlgara de Plovdiv, na qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023.

CONSULTE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA QUE INCLUI O PROGRAMA DA SELEÇÃO NACIONAL

 

 


;

Notícias