Seleção Sub-17 Feminina

Esperança para o futuro

Futebol Fem. - Sub-17

Países Baixos levaram a melhor e Portugal termina em segundo do grupo 7.

Veja aqui as melhores imagens da partida

A Seleção Nacional sub-17 feminina perdeu, esta terça-feira, diante dos Países Baixos, por 3-0, e termina em segundo lugar do Grupo 7, da Ronda de Elite, acabando por não conseguir o apuramento para o Campeonato da Europa.

A precisar de vencer para chegar à fase final do Europeu, Portugal entrou praticamente a perder após um grande remate de Fieke Elisabeth Kroese (2') inaugurar o marcador.

Se o golo poderia abalar as comandadas de Marisa Gomes, a verdade é que estas procuraram fazer das adversidades forças e ir à luta. E conseguiram-no! Foram vários os momentos que a Equipa das Quinas assustava a defensiva neerlandesa, com uma pressão altíssima e as oportunidades de golo a surgirem, apesar de não serem concretizadas.

No segundo tempo, Portugal continuava em busca do golo, mas os Países Baixos apresentaram-se mais coesos defensivamente e não permitiram tanto perigo à sua guarda-redes. O balanço português era aproveitado pelo adversário que marcaram por mais duas ocasiões e pela mesma jogadora: Djoeke De Ridder (58' e 85').

Portugal não consegue, assim, o apuramento para o Campeonato da Europa 2022, na Bósnia-Herzegovina, mas deixa boas indicações para um futuro próximo. De realçar que as comandadas de Marisa Gomes perdem as esperanças no último jogo da segunda ronda de qualificação, depois de se baterem de igual para igual com seleções de valor reconhecido como Alemanha (campeã europeia em título) na Fase de Qualificação e Itália e Países Baixos (equipa vice-campeã europeia em título) na Ronda de Elite.

Gabriela Vinhas, jogadora da Seleção Nacional, em discurso direto:

"Sabíamos que ia ser um jogo muito difícil. Jogámos contra os Países Baixos, vice-campeões europeus em título. Sabíamos de todas as dificuldades, mas tentámos encarar o jogo como sendo onze para onze. Infelizmente o jogo não sorriu para nós, estamos tristes porque não conseguimos alcançar o nosso objetivo de chegar ao Europeu.

Nunca atirámos a toalha ao chão. Tínhamos o nosso foco bem definido. Entrámos um bocado nervosas, como é normal, não estamos habituadas a estes momentos, elas estão mais do que nós. Acho que estivemos bem, mas elas materializaram quando foram lá e o resultado não sorriu para nós. 

Estamos melhores do que estávamos quando começámos. Agora temos que continuar o nosso caminho. Queremos todas chegar à Seleção A e são estes jogos que nos fazem crescer como atletas e jogadoras."

Marisa Gomes, Treinadora Nacional, em discurso direto:

"Fica uma sensação de possibilidade de chegarmos a um Europeu, que não foi cumprida. Isto de uma forma fria, é o que fica. No entanto, pensando no processo, é muito bom iniciar este jogo e termos possibilidades de irmos a uma fase final. É o último jogo desta equipa esta época, e chegar a este momento tendo a possibilidade de chegar a uma fase final dependendo do resultado de hoje é uma condição extraordinária. Para nós, que somos uma equipa e uma seleção que temos vindo a desenvolver, é verdade que já estivemos duas vezes nas fases finais deste escalão, a equipa tinha potencial para lá chegar. Demonstrámos ao longo do nosso crescimento de setembro até agora que as jogadoras foram incríveis, a equipa cresceu sempre muito, portanto temos que perceber que elas saem muito mais preparadas, para na próxima época darmos continuidade àquilo que são os processos das Seleções Nacionais. 

Vou agradecer às jogadoras. Primeiro, porque foi um grupo que trabalhou muito, que correspondeu às nossas expectativas, que fez coisas extraordinárias ao longo da nossa preparação e agradecer-lhes por aquilo que foi o crescimento delas e a disponibilidade. Começamos o jogo a sofrer um golo porque já estávamos um bocadinho nervosas, como já estávamos contra a Itália, e estas coisas não conseguimos preparar sem que elas vivenciem estes jogos, portanto é continuar e perceber que, de facto, estamos cada vez mais perto de fazer com que os Países Baixos, as Itálias, as Alemanhas tenham mais certeza de que estamos cada vez mais perto delas."

Ficha de Jogo
Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa 
Estádio João Cardoso - CD Tondela

Árbitra: Katalin Sipos (Hungria)
Árbitras assistentes: Judit Kulcsár (Hungria) e Clothilde Brassard (França)
4.ª Árbitra: Victoria Beyer (França)

PORTUGAL 0-3 PAÍSES BAIXOS (0-1 ao intervalo)

PORTUGAL (11 inicial): Victória Ferreira, Bruna Ramos (Lara Martins, 72'), Ana Pinto, Gabriela Vinhas, Maria Ferreira, Andreia Bravo (Rita Almeida, 64'), Ana Carolina Ferreira, Inês Simas - Cap. (Mafalda Mariano, 64'), Cristiana Martins, Marta Gago e Joana Silva.
Suplentes: Irís Esgueirão, Isabel Cardoso, Leonete Correia, Inês Meninas, Luana Doce, Ana Rita Cunha. 
Treinadora: Marisa Gomes
Golos: nada a registar.
Disciplina: cartão amarelo a Ana Pinto (39') e a Rita Almeida (67')

PÁISES BAIXOS (11 inicial): Roos Van Eijk, Daliyah De Klonia, Djoeke De Ridder, Isa Kardinaal, Emma Eliza Frijns, Sterre Gerdie Kroezen (Melissa Schilder, 72'), Wieke Kaptein - Cap., Danique Tolhoek (Sanne Peereboom, 78'), Hanna Grietje Huizenga (Deau Den Turk, 90+1'), Fieke Elisabeth Kroese e Kealyn Thomas (Quinty Danielle Dupon, 46').
Suplentes: Sara Nelis, Maud Rutgers, Karlijn Liesbeth Woons, Demi Werther, Cacharel Giomara Promes.
Treinador: Thomas Oostendorp
Golos: Fieke Elisabeth Kroese (2') e Djoeke De Ridder (58' e 85')
Disciplina: cartão amarelo a Kealyn Thomas (24'), a Sterre Gerdie Kroezen (45') e a Quinty Danielle Dupon (90').

Eis o calendário da Seleção Nacional sub-17 feminina:

16 de março de 2022 | quarta-feira
Países Baixos 11-0 Montenegro
Itália 1-2 Portugal

19 de março de 2022 | sábado
Países Baixos 3-1 Itália
Portugal 8-1 Montenegro 

22 de março de 2022 | terça-feira
Portugal 0-3 Países Baixos
Montenegro 0-11 Itália

Eis a lista de convocadas:

Clube de Albergaria: Íris Esgueirão
FC Famalicão: Ana Rita Cunha
Gil Vicente: Victória Ferreira
S.C. Castêlo Maia: Gabriela Vinhas
SC Braga: Ana Pinto
SL Benfica: Inês Meninas, Inês Simas, Joana Silva, Lara Martins, Mafalda Mariano e Marta Gago
Sporting CP: Andreia Bravo, Bruna Ramos, Cristiana Martins, Iara Goncalves, Isabel Cardoso, Leonete Correia e Maria Ferreira
Valadares Gaia FC: Luana Doce
Viseu 2001 ADSC: Ana Carolina Ferreira


;

Notícias