Ana Catarina eleita a Melhor Guarda-redes do Mundo

Futsal Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa venceu o prémio pela terceira vez.

Ana Catarina foi eleita esta terça-feira a Melhor Guarda-redes de Futsal do Mundo, pelo prestigiado site Futsal Planet. 

A guardiã da Seleção Nacional e do SL Benfica, que conquistou o galardão em 2018 e e 2020, foi distinguida como a Melhor do Mundo pela terceira vez na sua carreira, tendo ficado sempre no top 2 desde a criação do prémio em 2015.

Em 2021, Ana Catarina foi campeã nacional com o SL Benfica e venceu a Supertaça e a Taça da Liga Femininas de Futsal. Ao serviço da Equipa das Quinas, a guarda-redes contribuiu para a segunda qualificação de Portugal para o Europeu, que irá realizar-se em Gondomar, entre os dias 25 e 27 de março.

Destaque ainda para a categoria de melhor jogadora do mundo, com Janice Silva, atleta que em 2021 alinhou no SL Benfica e no Città Di Falconara, a terminar em terceiro lugar. 

Ao nível de treinadores, Luís Conceição, técnico que orienta a Equipa das Quinas, foi eleito o segundo melhor selecionador do mundo. Pedro Henriques, antigo treinador do SL Benfica, fechou o pódio no que a treinadores de clubes diz respeito.

Já a nível coletivo, Portugal fechou o ano de 2021 como a segunda melhor Seleção Nacional do mundo, o mesmo lugar em que o SL Benfica terminou no ranking de clubes.

No masculino, destaque para as vitórias da Seleção Nacional, Jorge Braz e Zicky Té como melhor seleção, selecionador e jogador jovem, respetivamente.

Fernando Gomes já parabenizou todos os vencedores e nomeados pelas distinções.

Eis as classificações e pontuações dos portugueses nos Futsal Awards do Futsal Planet:

Ana Catarina Pereira (Melhor Guarda-Redes) - 1.º lugar, 247 pontos

Janice Silva (Melhor Jogadora do Mundo) - 3º lugar, 193 pontos

Sporting (Melhor Equipa feminina) - 2º lugar, 197 pontos

Pedro Henriques (Melhor Treinador de equipa feminina) - 3º lugar, 184 pontos

Luís Conceição (Melhor Selecionador de equipa feminina) - 2º lugar, 298 pontos

Portugal (Melhor Seleção masculina) - 2º lugar, 315 pontos

Os prémios da Futsal Planet reúnem o conjunto das votações efetuadas por um júri escolhido pelo portal. Nem UEFA nem FIFA elegem os melhores do Mundo do Futsal, pelo que estes Futsal Awards, criados em 2000, são os mais importantes da modalidade.


;

Notícias