Seleção Sub-17 Futsal Feminino

Maria Costa: "Oportunidade para evoluir"

Futsal Fem. - Sub-17

Seleção Feminina sub-17 de futsal prepara-se para defrontar a Rússia em dois jogos de preparação.

A Seleção Nacional Feminina sub-17 de futsal já trabalha no Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, no Seixal, a pensar nos encontros que vai disputar frente à Rússia, esta terça-feira e na quarta, ambos às 17h00.

Maria Costa, jovem ala do Nun'Álvares, de 16 anos, está de regresso à Equipa das Quinas e mostra-se entusiasmada com a possibilidade de somar a sua terceira internacionalização por Portugal. "É sempre uma honra ser chamada a este espaço de excelência, onde só estão as melhores. É o reconhecimento do trabalho que tenho vindo a fazer. Conhecia muitas jogadoras do meu último estágio [de março de 2020] e encontrei algumas caras novas. Sinto-me bem e quero aproveitar mais esta oportunidade para evoluir. Aprendo sempre muito na Seleção", disse, assumindo a vontade de participar nos jogos de preparação com a seleção russa: "É natural que queira jogar. Queremos todas".

Numa análise ao adversário da armada lusa, Maria Costa destacou a organização e a força física das jogadoras russas. "Jogámos contra elas no ano passado e encontrámos uma equipa muito organizada e fisicamente forte. Além disso, têm qualidade técnica. Vão ser dois jogos difíceis e equilibrados que nos farão crescer", afirmou, garantindo que a Seleção Nacional "está tranquila e a trabalhar para se impor nos dois jogos". "A maioria das jogadoras que estão na nossa Seleção já teve experiências a nível sénior. É o meu caso. Temos um grupo com qualidade e capacidade para ganhar. É isso que queremos", avisou a internacional portuguesa. 

Natural de Guimarães, Maria Costa só há dois anos começou a jogar em equipas de raparigas, tempo suficiente para encontrar referências no futsal feminino. "As minhas maiores referências são a Cátia Morgado, que joga comigo no Nun'Álvares, e a Janice Silva, que está em Itália. Inspiram-me pela qualidade, a vontade e a velocidade com que jogam. Eu tento seguir os passos delas e é um privilégio treinar todas as semanas com a Cátia. Temos em comum o gosto pela corrida. Também sou rápida", revelou, prometendo "trabalhar muito para chegar um dia à Seleção A".

Recorde os nomes convocadas do Treinador André Teixeira: 

Futsal Feijó: Inês Padinha
GCR Nun'Álvares: Maria Costa
Novasemente GD: Letícia Silva
SC S. João de Ver: Ana Cardoso, Carolina Magano e Inês Soares
SL Benfica: Alexandra Melo, Ana Oliveira, Beatriz Fonseca, Beatriz Monteiro e Liane Simão
Sporting CP: Mafalda Ferreira, Matilde Cristo e Beatriz Santos

Programa de atividades da Seleção Feminina sub-17 de futsal:

20.12.2021 | segunda-feira
10h30 Treino (Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, Seixal)
17h30 Treino (Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, Seixal)

21.12.2021 | terça-feira
10h30 Treino (Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, Seixal)
17h00 Portugal vs Rússia (Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, Seixal)

22.12.2021 | quarta-feira
10h30 Treino (Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, Seixal)
17h00 Portugal vs Rússia (Pavilhão Portugal Cultura e Recreio, Seixal)


;

Notícias