Jogo do Centenário inclusivo

FPF

Esta sexta-feira assinala-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

No dia em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a FPF volta a unir-se à CAFE (Centro para o Acesso ao Futebol na Europa) para promover e incentivar a presença de adeptos de futebol com deficiências no Jogo do Centenário, que se assume como um evento inclusivo.

Os bilhetes para este duelo ibérico singular, que contará também com grandes momentos de entretenimento para todas as idades, já podem ser adquiridos ao preço unitário de 5 euros exclusivamente através da bilheteira online do site da FPF.

Para entrar no recinto do encontro será necessária a apresentação de teste negativo à COVID-19 e certificado digital. O “Jogo do Centenário” está agendado para o próximo dia 17 de dezembro, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, pelas 19h15, e vai contar com transmissão em direto no Canal 11.

Recorde-se que este ano, mais concretamente em março, a FPF lançou, em estreita colaboração com a CAFE, um inquérito para adeptos de futebol com deficiências, com o objetivo de investigar o nível de acessibilidade dos estádios portugueses e conhecer as principais barreiras que enfrentam os adeptos com deficiências que assistem ou gostavam de assistir ao vivo a jogos de futebol.

Frequentemente, a FPF tem promovido vários workshops para OLA (Oficiais de Ligação a Adeptos) e RAD (Responsável Acessibilidade para Deficientes), no âmbito do Licenciamento dos Clubes para as competições da UEFA, onde se tem procurado elucidar os responsáveis para os temas relacionados com os acessos a pessoas com deficiências e a ligação entre clubes e adeptos.

A temática da acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências no futebol será ainda debatida brevemente num formação sobre Responsabilidade Social, destinada a clubes e agentes de futebol, na Portugal Football School (PFS). A FPF vai ainda, através da PFS vai lançar um formação de acessibilidades e oficiais de ligação de adeptos com deficiência para clubes, em parceria também com a CAFE, a acontecer no primeiro trimestre de 2022.

A FPF irá formalizar muito em breve um protocolo de cooperação com o Comité Paraolímpico e Federação de Desporto para Pessoas com Deficiência, com o âmbito de desenvolvimento do futebol adaptado em Portugal. Já em agosto passado, a Casa dos Atletas recebeu o estágio dos atletas paraolímpicos antes da partida para Toquio.


;

Notícias