Vitória sólida frente à Finlândia

Seleção Sub-15

Portugal derrotou a Finlândia, por 3-1, no primeiro de dois jogos de preparação na Cidade do Futebol.

A Seleção Nacional sub-15 venceu, esta quinta-feira, o primeiro jogo de preparação diante da Finlândia, por 3-1. A partida, que foi realizada no relvado principal da Cidade do Futebol, representou a estreia desta geração em jogos internacionais.



As duas equipas voltam a encontrar-se no domingo, às 11h00, no mesmo local.

No que diz respeito ao encontro, Portugal começou praticamente a vencer. Rodrigo Mora conduziu pela esquerda, soltou em João Simões, que encontrou Eduardo Fernandes no segundo poste para marcar. Aos 12', Rodrigo Mora tem uma excelente ocasião para marcar, depois de uma jogada da esquerda para dentro, mas o seu remate acabou por sair para fora. Dois minutos depois, Rodrigo Mora acabou mesmo por marcar, ampliando para 2-0. O jogo foi evoluindo de forma menos intensa, sempre com a superioridade clara da Equipa das Quinas, mas sem criar situações flagrantes de golo. Jere Kari, a fechar a primeira parte, ainda teve um cabeceamento perigoso.

Na segunda metade do encontro, a formação nórdica reduziu aos 45', por intermédio de Martin Kirilov, que finalizou de cabeça ao segundo poste. João Trovisco, à passagem dos 52', quase marcou, mas o seu remate embateu no poste. Aos 63', Rafael Mota criou perigo no seguimento de uma bola parada. Pouco depois, Eduardo Fernandes esteve muito perto de bisar, com o seu remate a sair por cima de baliza defendida por Ukko Happonen.

Já com várias substituições efetuadas, Portugal continuou a mandar no jogo e Eduardo Fernandes aproveitou um erro da defensiva nórdica para entregar a Francisco Silva que aumentou para 3-1 aos 75'. Mesmo em cima do apito final, a Finlândia ainda atirou ao poste no seguimento de um canto.

Diogo Ferreira, capitão de equipa, em discurso direto:
- "Foi um jogo positivo, a nossa equipa demonstrou garra e muito crer. É a nossa primeira internacionalização e entrámos algo nervosos, como é natural. Na segunda parte conseguimos estabilizar e jogámos o nosso futebol. Conseguimos mostrar a nossa qualidade e estamos satisfeitos. Tem sido uma semana extraordinária, com muito trabalho. Foi fantástico entrar em campo pela primeira vez e ouvir o hino. É um emoção muito grande".

João Santos, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Foi a estreia desta geração, era importante que o primeiro jogo fosse concretizado com uma vitória. Os jogadores estavam algo ansiosos e nervosos por ser o primeiro jogo. Acabámos por fazer um jogo positivo, criámos muitas oportunidades de golo e cometemos ali um erro que deu o golo à Finlândia. Em termos gerais, a equipa esteve bem, demonstrou qualidade. Têm logicamente muita margem para crescer".

- "Existe um grande espírito de grupo, os jogadores dão-se realmente muito bem, são organizados e responsáveis. A ansiedade foi desaparecendo e os jogadores soltaram-se mais".

Ficha de Jogo

Jogo de preparação
Cidade do Futebol


Árbitro: Diogo Amado
Árbitros assistentes: Flávio Monteiro e Hélio Baptista 
4.º Árbitro: Gonçalo Teixeira

PORTUGAL 3-1 FINLÂNDIA
(2-0 ao intervalo)

PORTUGAL: Diogo Ferreira (Cap.), Edgar Mota (João Rodrigues 79'), Rui Silva, Rafael Mota, Gonçalo Pinto (Afonso Meireles, 69'), João Capucho (Tomás Oliveira 79'), Eduardo Fernandes, João Trovisco (Rafael Camacho, 55'), Rafael Melo (Francisco Silva, 55'), João Simões (Diogo Martins, 69') e Rodrigo Mora (Afonso Vieira, 55')
Suplentes não utilizados: Márcio Moreia, Tiago Leitão, Duarte Nogueira, Afonso Sousa e Sandro Santo
Treinador: João Santos
Golos: Eduardo Fernandes (2'), Rodrigo Mora (14') e Francisco Silva (76')
Disciplina: nada a assinalar

FINLÂNDIA: Ukko Happonen, Ronal Malik, Jere Kari, Kerkko Harjula (Aapo Takalo, 58'), Matias Siltanen (Cap.), Nuutti Nenonen (Sulo Ketola, 72'), Martin Kirilov, Reko Huhtamäki, Otso-Pekka Parkkila (Axel Sandler, 72'), Eetu Turkki (Aleksi Effati, 58') e Arttu Tulehmo (Taavi Koukkumäki, 58')
Suplentes não utilizados: Valtteri Berg, Miikka Syväkari, Osku Maukonen, Miko Koivuniemi
Treinador: Kai Nyyssönen
Golos: Martin Kirilov (45')
Disciplina: nada a assinalar


;
;
25 de Novembro 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias