Francisco Neto: "Cada jogo nesta qualificação é uma final"

Futebol Fem. - Seleção A

Selecionador Nacional já projetou o encontro desta quinta-feira com Israel.

Francisco Neto não espera facilidades na receção a Israel, uma das seleções que ainda não pontuou no Grupo H de qualificação para o Mundial-2023, e que Portugal venceu por 4-0 em Telavive. Em conversa com os jornalistas, no final do treino da Equipa das Quinas, o Selecionador Nacional disse esperar um Portugal dominador, mas fez questão de salientar a garra e a disponibilidade das israelitas.

"O nosso foco está neste jogo com Israel. Num apuramento onde só há dez jogos, cada jogo nesta qualificação é uma final e esta é mais uma que queremos ganhar", afirmou, explicando que o objetivo principal de Portugal "é continuar a depender de si próprio" na caminhada rumo ao Mundial da Austrália & Nova Zelândia 2023.  

FOTOGALERIA

Numa análise ao percurso do próximo adversário da armada lusa, fez notar que, "após um início de qualificação complicado, Israel vai trocar de treinador, com a entrada de uma nova selecionadora que já está a exercer funções de coordenação", embora ainda não esteja presente no jogo desta quinta-feira em Portimão.

Isto significa que as israelitas "podem apresentar-se um pouco diferentes daquilo que têm sido nesta qualificação". "Mas, acima de tudo, é importante é focarmo-nos em nós próprios e fazermos o nosso trabalho para conquistarmos os três pontos", referiu, com convicção.

Ainda sobre Israel, Francisco Neto recordou que se mostrou "um conjunto competitivo" sobretudo no primeiro embate com a Alemanha, que perdeu por 1-0 . "Espero uma equipa muito aguerrida e disponível, a tentar protelar o jogo e à espera do erro para ganhar a bola. Acredito que será um jogo marcado pelo domínio de Portugal, que rocurará mais o golo, mas sem dúvida nenhuma que temos de estar sempre concentrados e equilibrados, para não sermos apanhados desprevenidos no momento da perda de bola", assinalou.

Com Portugal no segundo lugar do Grupo H da qualificação europeia para o Campeonato do Mundo, com menos dois pontos que a lider Alemanha, o Selecionador Nacional admitiu que a qualificação lusa "está a correr dentro da expectivas". Ainda assim, assumiu que o empate na ronda inaugural frente à Turquia (1-1) "foi de difícil digestão", porque a armada lusa "foi muito superior à Turquia".

"O que queremos é continuar a ser competivos, e manter a organização e a ambição de querermos sempre mais. Se assim for, estaremos mais próximos do sucesso", reforçou Francisco Neto.

Desafiado a lançar também o embate frente à Alemanha, marcado para 30 de novembro, em Faro, revelou que esse jogo "ainda não foi abordado com as jogadoras" portuguesas. 

"O que temos preparado, para já, é o encontro com Israel. Depois desse desafio, há que recuperar as jogadoras e analisar o que Alemanha vai fazer frente à Turquia, para depois delinearmos uma estratégia", esclareceu.

Diante de Israel, Francisco Neto cumprirá o seu 100.º jogo ao comando da Equipa das Quinas, uma marca redonda que rotulou de "especial". "Sinto-me obviamente orgulhoso, porque é um número especial. E feliz por assistir ao crescimento da nossa equipa", confessou. 

"Os 99 jogos são partilhados com muitas pessoas, desde as jogadoras ao staff, passando pela direção da FPF. Neste sete, quase oito anos, noto uma evolução, com altos e baixos, é verdade, mas sempre com tendência crescente. Temos sido cada vez mais competentes e contra equipa mais cotadas na hierarquia mundial", resumiu.

No momento de eleger o jogo que mais o marcou ao leme da Seleção Nacional, foi rápido na resposta: "O Portugal-Espanha no Euro-2017. Foi a primeira vez que o nosso hino tocou numa competição feminina sénior. Uma emoção indescritível", disse.

O Portugal-Israel está marcado para as 18h00 de quinta-feira, no Estádio Municipal de Portimão, e passa em direto no Canal 11.

DESCARREGUE AQUI O DOSSIÊ DE IMPRENSA ATUALIZADO

Programa da Seleção Nacional**:

25.11.2021 | quinta-feira
18h00 Jogo Portugal-Israel, no Estádio Municipal de Portimão

26.11.2021 | sexta-feira
10h30 Treino no relvado do hotel 

27.11.2021 | sábado
10h30 Treino no relvado do hotel 

28.11.2021 | domingo
11h00 Treino no Estádio São Luís, em Faro

29.11.2021 | segunda-feira
11h00 Treino Oficial no relvado do hotel

30.11.2021 | terça-feira
18h00 - Jogo Portugal-Alemanha, no Estádio São Luís

**Programa sujeito a alterações, que serão comunicadas em fpf.pt.


;

Notícias