Seleção Sub-21

Alexandre Silva: “Resultado será consequência do que fizermos em campo”

Seleção Sub-21

Treinador Nacional fez a antevisão à partida com o Chipre.

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta segunda-feira, num dos relvados da unidade hoteleira onde está instalada, em Lagos, o último treino antes de novo jogo com o Chipre, a contar para a fase de qualificação para o Europeu 2023.

Os 21 jogadores que compõem neste momento o grupo de trabalho treinaram sem limitações.

O Treinador Nacional Alexandre Silva fez a antevisão a esta partida e não escondeu as suas expectativas: “Esperamos mais uma boa oportunidade para desenvolvermos a nossa equipa, contra um bom adversário. Tal como o Rui [Jorge] e o Romeu [Almeida] já tinham referido na antevisão [ao primeiro jogo], o Chipre tem qualidade e esta é mais uma ocasião de demonstrarmos o valor do jovem jogador português”, referiu.

O técnico português esclareceu, em traços gerais, o que os adeptos podem esperar da equipa nacional no encontro diante dos cipriotas: “Temos tido alguma estabilidade no grupo de jogadores, conseguimos apresentar algum volume ofensivo – criando oportunidades de golo – e é isso que vamos procurar amanhã e, acima de tudo, tentar fazer com que as pessoas sintam orgulho e se sintam representadas a ver a nossa seleção. O resultado será uma consequência do que fizermos em campo.”

Questionado relativamente às oportunidades desperdiçadas por Portugal na última sexta-feira, precisamente diante do Chipre, Alexandre Silva foi taxativo: “Preocupar-nos-ia muito mais se não estivéssemos a criar essas situações. Amanhã teremos mais uma oportunidade para o fazer, ainda com maior frequência, e os golos aparecerão naturalmente”, antecipou.

O Treinador Nacional salientou ainda as portas que se abrem pelas ausências forçadas de algumas opções habituais: “Irá haver alterações, naturalmente. O Paulo Bernardo e o André Almeida são dois jogadores importantes para a nossa equipa. Como o Rui Jorge tem também referido, temos muito boas opções neste espaço e, mais uma vez, esta acaba por ser uma possibilidade para outros jogadores demonstrarem a sua qualidade em campo.”

Portugal ainda não sofreu golos nesta fase de qualificação, mas para a equipa técnica nacional o princípio inerente a esse registo é mais importante: “Preocupa-nos mais continuar a desenvolver a forma como defendemos e garantir que não concedemos oportunidades ao adversário. Já o permitimos algumas vezes e vamos procurar continuar a melhorar nesse aspeto. No final, veremos como ficará esse registo”, clarificou Alexandre Silva.

A finalizar, o técnico de 35 anos destacou um fator que pode trazer alguma novidade à partida de Faro: “É pouco expectável que as equipas alterem a sua forma de encarar o jogo. Uma condicionante poderá ser a diferença entre o relvado do São Luís e o de Lárnaca, que poderá impactar um pouco na forma como o jogo se vai desenrolar. No entanto, em termos de estrutura e de forma de estar no jogo, esperamos poucas alterações relativamente ao adversário.”

O Portugal-Chipre está agendado para esta terça-feira, no Estádio São Luís (Faro), pelas 20h15, e vai contar com transmissão em direto no Canal 11.

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Celton Biai (Vitória SC), João Gonçalves (Boavista FC) e Gonçalo Tabuaço (CF Estrela)

Defesas: Eduardo Quaresma (CD Tondela), Gonçalo Inácio (Sporting CP), João Mário (FC Porto), Nuno Tavares (Arsenal FC), Tiago Araújo (FC Arouca) e Tomás Tavares (FC Basel 1983) e Alexandre Penetra (FC Famalicão)

Médios: Afonso Sousa (Belenenses SAD), Fábio Vieira (FC Porto), Tiago Dantas (CD Tondela), Tomás Händel (Vitória SC) e Vítor Ferreira (FC Porto)

Avançados: Fábio Silva (Wolverhampton Wanderers FC), Chiquinho (Estoril Praia), Gonçalo Ramos (SL Benfica), Gonçalo Borges (FC Porto), Henrique Araújo (SL Benfica) e Vítor Oliveira (SC Braga)

 


;

Notícias