Seleção Sub-19

João Tomé: "Sinto a equipa a crescer"

Seleção Sub-19

Lateral do SL Benfica foi o porta-voz da Equipa das Quinas neste sábado.

A Seleção Nacional sub-19 realizou neste sábado mais uma sessão de trabalho, num estágio de oito dias em Lousada e Penafiel.

No final dos preparos, o lateral João Tomé foi o porta-voz da equipa comandada por Rui Bento. Em declarações a fpf.pt, o jogador de 18 anos, que se estreou como internacional sub-19 frente à Geórgia, destacou a importância do triunfo da passada quinta-feira e lançou o próximo desafio de Portugal, marcado para terça, diante da Dinamarca.

"A vitória frente à Geórgia (1-0) foi muito importante, porque, apesar de termos trabalhado muito, a nossa Seleção ainda não tinha vencido nesta temporada. Este resultado trouxe confiança", reconheceu o jogador, que alinha na equipa sub-23 do SL Benfica.

"De treino para treino, sinto a nossa equipa a crescer e com uma identidade mais definida. O jogo com a Dinamarca vai ser, seguramente, um bom teste nesse processo de crescimento. Esperamos um jogo competitivo, exigente e equilibrado. Eles ganharam por 3-0 à Geórgia, têm qualidade. Temos de dar o nosso melhor para ganhar outra vez", acrescentou, dizendo o maior trunfo da Equipa das Quinas "é a união do grupo".

Desafiado a analisar o seu desempenho pessoal na temporada 2021/22, o lateral valorizou a experiência ganha na Liga Revelação: "Jogamos contra equipas com uma média de idades muito acima da nossa, por isso ganha-se experiência, traquejo e um bom ritmo de jogo. Vejo-me cada vez mais forte e espero mostrar isso na Seleção sub-19. Que o jogo com a Geórgia seja o primeiro de muitos".

Depois de ter jogado como extremo durante anos, João Tomé foi adaptado à posição de lateral e garante que "está a correr bem". Ainda assim, garantiu a fpf.pt que o caminho "é trabalhar cada vez mais e evoluir como defesa".

"Mudei há pouco tempo de posição e quero afirmar-me. As minhas referências no futebol eram extremos, tenho de encontrar novas. Há características minhas que não mudam e definem o meu estilo de jogo: sou rápido e gosto de progredir com a bola", explicou o jovem lateral.

Sessão dupla no domingo

Os comandados de Rui Bento cumprem mais dois treinos em Lousada este domingo, com os olhos postos no embate de preparação com a Dinamarca, agendado para terça-feira, 16 de novembro, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira.

Programa de trabalhos da Seleção Nacional sub-19:

13.11.2021 | sábado
10h30: Treino - Lousada

14.11.2021 | domingo
10h00: Treino - Lousada
17h00: Treino - Lousada

15.11.2021 | segunda-feira
10h30: Treino - Lousada

16.11.2021 | terça-feira
11h00: Portugal vs. Dinamarca - Estádio Capital do Móvel, Paços de Ferreira

 


;
;
13 de Novembro 2021
Foto

FPF

Notícias