Portugal vence no Chipre

Seleção Sub-21

Golo de Gonçalo Ramos decidiu a partida em Lárnaca.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTIDA

RELATÓRIO MEDIA

A Seleção Nacional sub-21 venceu, esta sexta-feira, em Lárnaca, a congénere cipriota por 1-0, em partida referente à fase de qualificação para o Europeu 2023.

A primeira parte começou com uma oportunidade para cada equipa: primeiro, o estreante Gonçalo Inácio ameaçou o golo aos 2’, sendo que o Chipre respondeu logo a seguir, aos 5’, por Karamanolis. Depois deste início agitado, Portugal começou a controlar os acontecimentos a meio-campo e foi ganhando ascendente na partida, circulando a bola com velocidade para tentar encontrar espaço no último reduto da formação orientada por Ioannis Okkas. O futebol fluído da equipa nacional nesta fase da partida resultou no golo de Gonçalo Ramos, que conseguiu aos 15’, na sua 40.ª internacionalização, uma excelente finalização após assistência de André Almeida. Foi a 17.ª vez que o avançado introduziu a bola nas redes adversárias com a camisola das Quinas, a 6.ª pelos sub-21.

Apesar de Portugal ter criado mais algumas oportunidades perigosas para abaliza defendida por Kittos, o primeiro tempo terminou sem mais golos.

A segunda parte foi um pouco mais equilibrada, com os cipriotas a venderem cara a derrota. Para além de terem confirmado a consistência defensiva (ainda não tinham sofrido golos na qualificação), ainda mostraram capacidade de colocar em sentido a organização defensiva portuguesa. No entanto, a partida terminou com factos que indicam superioridade por parte da formação nacional, que teve mais remates, mais posse de bola, mais ocasiões de golo flagrantes e mais cantos. O 1-0 final reflete esta tendência.

Desta forma, Portugal – a única equipa da fase de qualificação que ainda não sofreu qualquer golo – continua a liderar o grupo D, agora com 12 pontos, que resultam de um percurso 100% vitorioso até ao momento.

Portugal e Chipre voltam a encontrar-se novamente na próxima terça-feira, 16 de novembro, no Estádio S. Luís, em Faro. A partida vai contar com transmissão em direto no Canal 11, a partir das 20h15.

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral e o calendário da fase de qualificação para o Europeu sub-21 de 2023

Romeu Almeida em discurso direto:

“Em primeiro lugar, o grupo queria dedicar a vitória ao Rui Jorge. É o nosso líder e faz-nos falta. Em relação ao jogo, tivemos momentos bons na primeira parte, essencialmente na pressão. Conseguimos recuperar muitas bolas, fizemos um golo assim e até poderíamos ter feito mais.

Depois, passámos um bocado do jogo sem tanta bola, mas demos a volta e conseguimos conquistá-la novamente. Acima de tudo, foi uma boa vitória, sendo que, ao longo da segunda parte, podíamos e devíamos ter dado maior qualidade ao nosso jogo.

É sempre bom marcar em qualquer momento. Marcando cedo, obrigámos o adversário a correr riscos. Podíamos ter feito o segundo golo, mas não o fizemos e, às vezes, o 1-0 é um resultado perigoso. A qualquer momento pode acontecer um lance fortuito e o adversário marcar. Essencialmente, valeu pelos primeiros 30 minutos. A vitória foi justa.

[Estreias de Gonçalo Inácio e Chiquinho nos sub-21] Foram positivas. Devem sentir um enorme orgulho por representar Portugal. Foi isso que sentiram e estão de parabéns.

[Melhorias para o reencontro com Chipre] Vamos digerir esta vitória e falar com o Rui Jorge para nos debruçarmos sobre o jogo seguinte nestes próximos dias.”

 

Gonçalo Ramos em discurso direto:

Gonçalo Ramos [jogador de Portugal e autor do golo]: “Foi importante cimentar a nossa posição como líderes do grupo e vir ganhar à casa de um adversário difícil. É sempre importante marcar e poder ajudar a equipa, mas o golo é fruto do trabalho coletivo.

Criámos mais e tivemos mais oportunidades do que o Chipre, mas falhámos algumas delas. Certamente, vamos olhar agora para isso e melhorar no próximo jogo.”

 

André Almeida em discurso direto:

“Acho que o Chipre nos assustou nos primeiros minutos, mas demos uma grande resposta. Marcámos e criámos muitas oportunidades na primeira parte. Se tivéssemos marcado o segundo golo, se calhar o jogo tornava-se mais fácil. O adversário acreditou sempre e isso fez com que não tivéssemos marcado mais.

[Afinações para terça-feira] É continuar e aperfeiçoar os processos. Estamos bem e a crescer a cada jogo. Há que preparar esse próximo jogo e conquistar os três pontos.”


;

Notícias