Seleção A

Fernando Santos: "Faltam três finais"

Seleção A

Fernando Santos e Bernardo Silva fizeram a antevisão do encontro frente ao Luxemburgo.

Fernando Santos, Selecionador Nacional, em discurso direto

 "Penso que vai ser um jogo com grau de dificuldade elevado até pelo que vi que fizeram perante a Sérvia. O resultado foi injusto. A Sérvia conseguiu quatro, cinco oportunidades, mas quem olhar para o resumo fica com uma ideia errada. A Sérvia conseguiu essas oportunidades em contra-ataque. Quando jogamos em Luxemburgo, há cinco meses, percebemos que estão melhores. É uma equipa bem estruturada a nível defensivo e ofensivo e que procura ter bola. O regresso de alguns jogadores vai trazer-lhes acrescento. Faltam-nos ganhar três finais para nos apurarmos. A equipa deve estar focada no que pode fazer bem. E faz bem. Se estivermos equilibrados e tivermos capacidade ofensiva, estaremos mais perto da vitória. Acredito que vai acontecer. Não espero um Luxemburgo remetido atrás. Não faria sentido só jogarem em contra-ataque."

"Se estivermos bem equilibrados nas ações ofensivas, teremos vantagem num encontro mais aberto. Haverá mais espaço, menos aglomeração. Em muitos momentos do jogo, vamos empurrar o Luxemburgo. Vai haver uma abertura maior para tirar proveito contra uma equipa que não jogue apenas com bloco baixo e cerrado, como é habitual fazerem contra Portugal. No plano teórico, se jogarem mais aberto, teremos mais probabilidades de ganhar."

"Já fui passando as ideias do que pretendemos. Hoje também fizemos isso, ao nível das bolas paradas. Logo à tarde, na palestra, procurarei mostrar aos jogadores o que temos de fazer. Mas também dar a conhecer esta equipa do Luxemburgo."

"De maneira alguma admito mudar o sistema. Portugal vai jogar como sempre jogou. Nunca vai alterar a sua forma de jogar."

Bernardo Silva em discurso direto

"Acho que o Luxemburgo é uma equipa que não vai surpreender porque já toda a gente sabe que melhoraram muito nos últimos anos. No primeiro jogo criou muitas dificuldades, pressionou alto, tentaram ter bola mas felizmente conseguimos dar a volta. Para este jogo não sabemos o que esperar, que postura vão ter, temos de esperar para ver. Sabemos que é uma equipa que tem bastante qualidade e que não vai ser nada fácil".

"Queremos ganhar para depois em novembro irmos em boa posição para os últimos dois jogos, sabemos que temos menos um jogo, precisamos da vitória. Claro que cada jogo é cada vez mais importante, são três finais que temos e que precisamos de ganhar".

"Cada jogo é um jogo diferente. Claro que quando jogamos contra equipas que defendem muito baixo acaba por tornar o processo ofensivo um pouco mais difícil, especialmente hoje em dia que as equipas são organizadas e defendem muito bem. Depende do jogo, da maneira como entramos. Os primeiros dez minutos são sempre muito importantes para sabermos como o resto se vai desenrolar".

"Por um lado a pressão de terem de ganhar pode jogar a nosso favor, por outro lado contra. Eles vão estar super motivados, sabem que é a última oportunidade de se qualificarem. Temos de nos preparar da melhor forma, estarmos preocupados connosco e estar ao melhor nível para corresponder e ganhar o jogo".

"Como vimos no jogo de há bem pouco tempo, é uma equipa bastante melhor, tem 6 pontos no grupo, o que significa que já conseguiu bons resultados. Esperamos um jogo difícil, como todos têm sido. Se conseguirmos ganhar passamos outra vez para primeiro lugar, e claro que é importantíssimo para nós".

"Quando há pressão é sinal que se está a jogar ao mais alto nível, que se está a disputar as coisas boas do futebol. Estamos habituados à pressão, que neste caso é a de nos qualificarmos para o Campeonato do Mundo".

A Seleção Nacional defronta, terça-feira, às 19h45, o Luxemburgo, em partida da fase de apuramento para o Mundial 2022.

Nestas partidas, os jogadores da Seleção Nacional vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais da FPF, disponíveis na Loja Oficial da Seleção.

Recorde aqui todas as regras de acesso ao Estádio Algarve

 

 

 


;
;
11 de Outubro 2021
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias