RELATÓRIO E CONTAS APROVADO POR UNANIMIDADE PELA AG

FPF

Seleções Nacionais de Futsal e Futebol de Praia e árbitros receberam votos de louvor.

A Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol aprovou por unanimidade o Relatório de Gestão e Contas da época 2020/21, ratificando de igual modo a proposta de aplicação de resultados e as contas consolidadas do mesmo exercício.

A Direção da FPF apresentou um resultado líquido positivo de 4,6 milhões de euros, correspondentes a 104 milhões de euros de rendimentos face a um total de gastos no valor de 99,4 milhões de euros.

Conforme proposta da Direção da FPF e aprovação na AG, o lucro obtido será assim distribuído: 1 milhão de euros para reforço da atividade das seleções; 1 milhão de euros para o apoio ao futebol não profissional (redução de taxas, seguros do futebol feminino, subsídios de deslocações, entre outras medidas); 1,5 milhões de euros para apoio à melhoria das infraestruturas desportivas em competições profissionais e não profissionais e 1 milhão de euros para apoio à retoma de atividades dos sócios da FPF; 162 mil euros destinados ao reforço dos fundos patrimoniais.

A AG aprovou igualmente por unanimidade o aumento do fundo social da FPF de 15 para 25 milhões euros.

Na sua intervenção, Fernando Gomes assinalou o facto da época 2020/21 ter sido vivida em pandemia, traduzindo-se num desafio tremendo, e por isso deixou uma palavra especial de agradecimento a todos os sócios da FPF, bem como órgãos sociais, pelo envolvimento, cooperação e empenho ao longo da temporada.

Votos de louvor para futsal, futebol de praia e árbitros

As Seleções Nacionais de Futsal e de Futebol de Praia, Campeã do Mundo e vencedora da Liga Europeia, respetivamente, receberam votos de louvor aprovados por unanimidade pela assembleia.

A proposta foi apresentada em nome das Associações Distritais e Regionais por António Marques da Silva, atual presidente do respetivo plenário.

Também o árbitro Artur Soares Dias e sua equipa Rui Licínio e Paulo Soares receberam votos de louvor, aprovados por unanimidade, pela presença nas grandes competições internacionais (Euro e Jogos Olímpicos) extensivos a Tiago Martins e João Pinheiro, que desempenharam funções de vídeo-árbitro, ao árbitro de futsal Eduardo Coelho e aos árbitros de futebol de praia Sérgio Soares e António Almeida. A proposta foi levada à votação pela Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) que destacou o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Arbitragem da FPF e associações distritais.

Soares Dias ofereceu uma camisola autografada por toda a sua equipa ao presidente da FPF Fernando Gomes, e agradeceu ao líder do Conselho de Arbitragem, Fontelas Gomes, tudo o que tem feito pela arbitragem.

A reunião magna da FPF realizou-se esta manhã no Hotel Santa Eulália, em Albufeira, aproveitando o facto de a Seleção Nacional A jogar no Estádio do Algarve, e foi liderada pelo vice-presidente da AG, José Bento Pinto, tendo sido a Mesa complementada pelo presidente da AF Leiria, Manuel Mendes Nunes.

Dos 84 delegados que compõem a AG da Federação, 46 participaram presencialmente e 15 por vídeo conferência. Sete delegados justificaram a ausência.


;

Notícias