Podcast: futebol e sobrepeso entre os jovens, com Fabrício Vasconcellos

Portugal Football School

Episódio número 23 do podcast "Ciência e Futebol", do Portugal Football Observatory.

Se alguém procura emagrecer por uma questão meramente estética e de autoestima, uma dieta será suficiente. Mas restam poucas dúvidas de que o melhor para a saúde é complementar um regime alimentar saudável com atividade física.

Esta verdade sobrevive ao crivo científico e é válida para crianças e adolescentes com sobrepeso ou obesidade, que terão bastantes benefícios a retirar da prática de qualquer exercício. Mas a intensidade conta, e por isso, explica Fabrício Vasconcellos, o futebol tem largas vantagens para quem o joga.

“A perceção de esforço entre pessoas que praticam futebol com a mesma intensidade com que outras praticam corrida é menor entre os que jogam, porque o fator prazer também conta”, afirma o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, doutorado na Universidade do Porto e coordenador do Laboratório de Estudos em Futebol da instituição carioca.

A atenção que os médicos dão, hoje, ao que será a qualidade de vida dos futebolista de alta competição após o final da carreira ou a preocupação com os impactos da pandemia na saúde dos jovens também fizeram parte desta conversa, que teve como ponto de partida o benefício da prática do futebol em crianças e adolescentes com excesso de peso e constitui o 23.º episódio do podcast “Ciência e futebol”, do Portugal Football Observatory.

Pode escutar a entrevista aqui ou nas principais plataformas de podcast disponíveis na web.


;
;
15 de Setembro 2021
Foto

FPF

Notícias