Como funcionará a Liga 3?

Liga 3

Sorteio da 1.ª fase da prova realiza-se na 2.ª feira. Conheça o formato da mais recente prova da FPF.

O início da Liga 3, a mais recente prova de futebol sénior masculino da Federação Portuguesa de Futebol, aproxima-se a passos largos.

Esta 2.ª feira é sorteada a 1.ª fase de uma competição que será composta por 24 equipas de várias zonas do país - 22 clubes que se apuraram do Campeonato de Portugal na época 2020/2021 mais os dois clubes que desceram da Liga Portugal SABSEG.

Note-se ainda que esta competição é composta por três fases: a 1.ª Fase, a 2.ª Fase – Subida e 2.ª Fase – Manutenção e Descida e a 3.ª Fase – Apuramento de Campeão.

1.ª fase

A Liga 3 será disputada por 24 clubes que, na 1.ª fase, serão divididos em duas séries de 12 equipas, conforme a sua localização geográfica (Série A mais a norte e Série B mais a sul). As séries já estão com a sua constituição definida e pode consultá-las aqui.

Em cada série, os clubes jogam entre si, por pontos, num sistema de duas voltas, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

Apuram-se para a 2.ª Fase - Subida os primeiros quatro classificados de cada série. Os restantes oito clubes de cada agrupamento vão disputar a 2.ª Fase – Manutenção e Descida.

2.ª Fase – Subida

Esta fase da prova será disputada por 8 clubes (os quatro primeiros classificados de cada série) que serão divididos em duas séries de 4 clubes, com o seguinte emparelhamento:

Série 1:
1.º e 4.º classificados da Série A
2.º e 3.º classificados da Série B

Série 2:
1.º e 4.º classificados da Série B
2.º e 3.º classificados da Série A

Os clubes jogam entre si duas vezes e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante.

Os primeiros classificados de cada série apuram-se para a 3.ª Fase – Apuramento de Campeão e sobem à II Liga da época seguinte. Os segundos classificados de cada agrupamento disputam um play-off a duas mãos entre si. Os restantes clubes asseguram a manutenção na Liga 3 na época desportiva seguinte.

2.ª Fase – Manutenção e Descida

Em simultâneo à fase anterior, estará a ser disputada a 2.ª Fase - Manutenção e Descida por 16 clubes, divididos em quatro séries de quatro clubes.

As séries respeitam o seguinte emparelhamento:
Série 3 - 5.º, 7.º, 9.º e 11.º classificados Série A

Série 4 - 6.º, 8.º, 10.º e 12.º classificados Série A

Série 5 - 5.º, 7.º, 9.º e 11.º classificados Série B

Série 6 - 6.º, 8.º, 10.º e 12.º classificados Série B

Em cada série os clubes jogam entre si, a duas voltas e por pontos, uma na qualidade de visitado e outra na qualidade de visitante, conforme sorteio.

No começo desta fase os clubes serão bonificados tendo em consideração a sua classificação da 1.ª Fase: o 5.º classificado recebe oito pontos, o 6.º classificado recebe 7 pontos, o 7.º classificado recebe 6 pontos, o 8.º classificado recebe 5 pontos e por aí fora até ao 12.º classificado que será bonificado com apenas um ponto.

Os clubes classificados em 4.º lugar em cada série serão despromovidos. Os restantes doze clubes asseguram a manutenção na Liga 3 na época desportiva seguinte.

3.ª Fase – Apuramento de Campeão

A derradeira fase da Liga 3 será disputada num jogo (Final), em campo neutro, pelos dois clubes apurados, destinado a determinar o campeão da Prova, de acordo com o seguinte emparelhamento: 1.º Classificado Série 1 x 1.º Classificado Série 2.

Consulte aqui o formato da Liga 3.

 


;

Notícias