Seleção A

HÁ 5 ANOS, O SONHO EUROPEU TORNAVA-SE REALIDADE

Seleção A

Em 2016, a formação de Fernando Santos venceu o Campeonato da Europa de França.

O dia 10 de julho de 2016 vai ficar para sempre eternizado na história do futebol português. Há precisamente 5 anos, a Seleção Nacional A ergueu o primeiro troféu de Campeão da Europa, em Paris, no Stade de France, triunfando na final por 1-0 (após prolongamento), diante da anfitriã França.

O golo de Éder. aos 109', fez vibrar um país inteiro. Que português não se lembra onde estava nesse momento?

Cristiano Ronaldo recorda-se, certamente. O capitão da Equipa das Quinas havia sido substituído ao minuto 22, por lesão, mas nunca deixou de apoiar os companheiros de equipa até ao último segundo, junto do Selecionador Nacional Fernando Santos. Um gesto que não surpreende, até porque nas diversas declarações prestadas sobre a mais bela página da história do futebol nacional, todos os jogadores que fizeram parte dessa verdadeira epopeia salientaram precisamente o espírito de união que sempre se sentiu nesse inesquecível grupo de trabalho.

No fim do jogo decisivo, Ronaldo esqueceu por momentos a lesão que o tirou do campo e desfrutou, juntamente com toda a equipa, de um momento único na carreira.

O regresso da Seleção a território nacional foi também um momento muito especial. O avião que transportava os Campeões da Europa foi recebido e escoltado por "caças" da Força Aérea durante todo o percurso e "regado" com jatos de água verde e vermelha, duas das cores da bandeira nacional, à chegada a Lisboa.

Seguiu-se a viagem de autocarro pelas ruas da capital, com jogadores e equipa técnica a serem sempre saudados por milhares de portugueses em euforia, enquanto o troféu era orgulhosamente exibido e partilhado.

A viagem terminou na Alameda, onde foram cumpridas honras de Estado. O Hino Nacional voltou ser entoado bem alto, num momento arrepiante e que vai certamente ficar para sempre na memória de todos os que o viveram.

Passaram 5 anos de um feito que será recordado para sempre.

Força, Portugal!
 


;

Notícias