Portugal entra a vencer na fase de qualificação para o Mundial

Futebol Praia - Seleção A

Vitória por 7-3 frente ao Cazaquistão no primeiro jogo do apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol de Praia 2021.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia iniciou, esta segunda-feira, a qualificação para o Campeonato do Mundo 2021 com uma vitória frente ao Cazaquistão, por 7-3, em jogo disputado no Estádio do Viveiro - Jordan Santos, na Nazaré.

FOTOGALERIA

Num encontro onde Portugal demonstrou toda a sua superioridade perante o adversário, Rui Coimbra marcou logo aos 4'. Igor Demeshko  ainda reduziu (6'), mas Bê Martins rapidamente recolocou a Equipa das Quinas novamente na frente, com um tento anotado aos 9'. No 2.º Período, Coimbra voltou a marcar (16') e o Cazaquistão respondeu logo de seguida por Dmitriy Perevyortov (16'). Von, aos 22', aumentou a vantagem perto do fim do 2.º tempo. No derradeiro período, Rui Coimbra (25'), Léo Martins (29') e Rúben Brilhante (34') marcaram, enquanto  Igor Demeshko (29') ainda diminuiu as desvantagens.

Na outra partida do grupo, a Ucrânia derrotou a Turquia por 7-5. Portugal e Ucrânia lideram o agrupamento com três pontos.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Nós somos realmente muito melhores que o Cazaquistão, foi uma vitória natural. Inclusivamente, foi um jogo que deu para gerimos alguns dos jogadores que têm sido mais utilizados e dar minutos àqueles que têm menos minutos. O ritmo foi aquele que quisemos impor. As nossas movimentações não tiveram a velocidade que costumam ter porque mesmos a este ritmo nós conseguíamos arranjar desequilíbrios e espaços para finalizar. Não foi necessário acelerar muito mais".

Rui Coimbra, autor de três golos, em discurso direto:
- "Sabíamos que éramos mais fortes, mas tínhamos de demonstrá-lo dentro de campo. Tivemos o controlo todo do jogo e muita posse de bola. Pecámos na finalização. No entanto, no plano geral fizemos um bom jogo e cumprimos o nosso objetivo que era entrar a ganhar". 

- "É sempre importante marcar, os golos ajudam a nossa Seleção a vencer. Marquei três, mas poderia ter sido outro companheiro a fazê-lo. O que interessa é a vitória e não quem faz os golos"

A Equipa das Quinas enfrenta a Turquia nesta terça-feira, também às 19h30. A formação orientada por Mário Narciso fecha o agrupamento na quarta-feira, ao defrontar a Ucrânia, pelas 16h45. Todos os jogos com transmissão no Canal 11.

Os dois primeiros classificados de cada agrupamento avançam para os quartos de final (agendados para sexta-feira), sendo que as equipas que se apurarem para as "meias" carimbam automaticamente o passaporte para o Campeonato do Mundo. Seguem-se as meias-finais (sábado) e a final (domingo) para que seja encontrado do vencedor deste torneio de apuramento.

A fase final do Mundial de Futebol de Praia 2021 realiza-se entre 19 e 29 de agosto, em Moscovo.

Ficha de Jogo
Qualificação Europeia para o Campeonato do Mundo
1.ª jornada do Grupo A

Nazaré, Portugal
Estádio do Viveiro – Jordan Santos

1.º Árbitro: Ingilab Mammadov (Azerbaijão)
2.º Árbitro: Renata Foris (Hungria)
3.º Árbitro: Lukasz Ostrowski (Polónia)
Cronometrista: Francisco Bumedien (Espanha)

CAZAQUISTÃO 3-7 PORTUGAL
(1-2 no 1.º Período)
(2-4 no 2.º Período)
(3-7 no 3.º Período)

Cazaquistão (cinco inicial): Viktor Chornyy (Cap.), Igor Demeshko, Timur Yershin, Dmitriy Perevyortov e Rustam Makazhanov
Jogaram ainda: Gavrilov
Treinador: Bulat Alyonov
Golos: 1.º Período: Igor Demeshko (6'); 2.º Período: Dmitriy Perevyortov (16'); 3.º Período: Igor Demeshko (29')
Disciplina: nada a assinalar

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Bê Martins, Belchior (Cap.) e Léo Martins
Jogaram ainda: Pedro Mano, Bruno Torres, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, André Lourenço, João Cabral e Von
Treinador: Mário Narciso
Golos: 1.º Período: Rui Coimbra (4') e Bê Martins (9'); 2.º Período: Rui Coimbra (16') e Von (22'); 3.º Período: Rui Coimbra (25'), Léo Martins (29') e Rúben Brilhante (34')
Disciplina: cartão amarelo a Von (31')


;

Notícias