Portugal apura-se para a Superfinal da Liga Europeia

Futebol Praia - Seleção A

A Equipa das Quinas garantiu o apuramento para a fase final da competição ao derrotar a Alemanha por 10-1.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia garantiu, esta sexta-feira, o apuramento para a Superfinal da Liga Europeia, depois de somar mais uma vitória no Grupo 1 de qualificação, desta feita frente à Alemanha, por 10-1. O encontro foi disputado no Estádio do Viveiro – Jordan Santos, na Nazaré.

FOTOGALERIA

Com este triunfo, Portugal soma seis pontos no agrupamento e garante desde logo a presença entre as oito equipas que vão disputar o título europeu, neste caso para tentar o tricampeonato. A Ucrânia, que somou mais um ponto nesta sexta-feira, ao bater o Azerbaijão no desempate por penáltis (5-4), após empate a três golos, soma três pontos e está no 2.º posto do Grupo 1. Alemanha e Azerbaijão seguem sem pontos. A Equipa das Quinas encerra esta fase de grupos neste sábado, ao defrontar a Ucrânia (12h45).

A superioridade portuguesa ficou bem visível desde cedo, com a equipa orientada por Mário Narciso a colocar-se a vencer por 3-0 no fim do 1.º período, após golos de Belchior (2'), Bê Martins (3') e Rúben Brilhante (6'). No 2.º tempo, Bê Martins (17' e 18') aumentou a vantagem com elevada nota artística e foram muitas as oportunidades de golo. No derradeiro período, a Equipa das Quinas intensificou ainda mais o domínio e foi dilatando o marcador: Bruno Torres (29'), Pedro Mano (30'), Belchior (31'), Rui Coimbra (32') e Rui Coimbra (36').

Perto do final, Marius Ebener (36') ainda reduziu, mas a resposta portuguesa não tardou e André Lourenço (36') fez o 10-1 final.

João Cabral, que fez a sua estreia pela Seleção Nacional, em discurso direto:
- "Senti um orgulho imenso, não só por ser uma estreia mas também por ser o realizar de um sonho que tenho desde pequenino quando comecei a jogar à bola na praia com os meus amigos. Sempre ambicionei este dia. Claro que no início achamos que não é possível e que é um patamar muito elevado para se lá chegar. Mas com muito trabalho e dedicação ao longo dos anos conseguir atingir esta estreia com 21 anos é muito gratificante para mim, para a minha família e amigos que sempre me apoiaram desde o início em que jogava na praia com os meus amigos apenas por brincadeira e alegria. Esta estreia dá-me mais força e vontade para continuar a trabalhar e trazer muitas vitórias para Portugal".

- "Antes do jogo foram-me dizendo para manter a calma, ser eu próprio dentro de campo que as coisas iriam sair naturalmente. A preparação não vem de hoje, tenho vindo a trabalhar para este dia desde que comecei a jogar mais a sério com 15/16 anos e sinto que estava preparado para tal. Muito grato pela confiança depositada e com muita vontade de continuar a vestir a camisola de Portugal".

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:
- "Nestes últimos seis anos fomos três vezes campeões da Europa, as duas últimas de forma consecutiva e queremos continuar na senda de vitórias"

- "A Alemanha não é uma equipa fraca, até porque obrigaram a Ucrânia a ir a prolongamento no primeiro jogo. A atitude dos jogadores foi excelente, tornaram o jogo mais fácil. Correram e mexeram-se muito. Sabemos que se houver movimento fica muito difícil para a outra equipa. Os jogadores tiveram sempre uma grande disponibilidade, tanto ofensivamente, como também a defender"

- " [No jogo frente à Ucrânia] Queremos ganhar sempre, isto porque quem ganha adquire o vício de vitória. É esse o vício que não queremos perder. De qualquer forma, quero dar descanso neste sábado a alguns elementos que têm jogado mais. Na segunda-feira começa outra competição muito importante, que é o apuramento para o Mundial".

Recorde-se que Portugal vai, logo de seguida, disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo Rússia 2021, mais concretamente entre 21 e 27 de junho, também na Nazaré.

Ficha de Jogo
1.ª etapa da Liga Europeia 2021
2.ª jornada do Grupo 1

Nazaré, Portugal
Estádio do Viveiro – Jordan Santos

1.º Árbitro: Viktor Listratov (Rússia)
2.º Árbitro: Saverio Bottalico (Itália)
3.º Árbitro: Ingilab Mammadov (Azerbaijão)
Cronometrista: Renata Foris (Hungira)

PORTUGAL 10-1 ALEMANHA
(1.º Período: 3-0)
(2.º Período: 5-0)
(3.º Período: 10-1)

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Bê Martins, Belchior (Cap.) e Léo Martins 
Jogaram ainda: Pedro Mano, Bruno Torres, André Lourenço, Rodrigo Pinhal, Rúben Brilhante, João Cabral e Von
Treinador: Mário Narciso
Golos: 1.º P: Belchior (2') pen., Bê Martins (3'), Rúben Brilhante (6'); 2.º P: Bê Martins (17' e 18'); 3.º P: Bruno Torres (29'), Pedro Mano (30'), Belchior (31'), Rui Coimbra (32') e Rui Coimbra (36')
Disciplina: cartão amarelo a Andrade (19'), André Lourenço (27') e a Bruno Torres (28')

Alemanha (cinco inicial): Thilo Mülling, Anton Kniller, Christian Biermann, Joscha Metzler e Sven Körner
Jogaram ainda: Marius Ebener, Valon Beqiri, Mutu, Marcel Nowak, Niklas Sand, David Hoeveler, Sascha Weirauch (Cap.)
Treinador: Oliver Romrig
Golos: 3.º P: Marius Ebener (36')
Disciplina: cartão amarelo a Christian Biermann (11') e Joscha Metzler (23')


;

Notícias