Futebol Praia Masculino

Pedro Mano: "Estamos preparados para dar uma boa resposta"

Futebol Praia - Seleção A

O guarda-redes de 25 anos salienta a enorme vontade da equipa em regressar à competição internacional.

A Seleção Nacional de Futebol de Praia iniciou, esta segunda-feira, a preparação para a participação na 1.ª etapa da Liga Europeia, que se realiza entre 17 a 19 junho, no Estádio do Viveiro - Jordan Santos, na Nazaré.

FOTOGALERIA

A Equipa das Quinas cumpriu uma dupla sessão de treinos sob as ordens de Mário Narciso, Selecionador Nacional.

Entre os treinos, Pedro Mano falou ao fpf.pt e deu conta da excelente espírito que se verifica na equipa, a poucos dias do regresso à competição internacional: "Estamos muito satisfeitos por estarmos novamente todos juntos. Estamos mais focados do que nunca. Com a qualidade que a nossa equipa tem vamos fazer um bom trabalho. A equipa está preparada a todos os níveis, fizemos uma preparação muito boa, com muitos estágios. Já estamos em boa forma e todos têm vindo a competir no Campeonato Elite. Agora temos de dar continuidade. Acho que estamos a corresponder às expetativas do treinador e preparados para dar uma boa resposta já na quinta-feira", admitiu.

A Equipa das Quinas está inserida no Grupo 1 de qualificação para a Superfinal, juntamente com Azerbaijão, Alemanha e Ucrânia. Portugal inicia com o Azerbaijão a 17 de junho. No dia seguinte, a formação portuguesa defronta a Alemanha. A fechar a fase de grupo, a Equipa da Quinas joga frente à Ucrânia a 19 de julho. Todos os jogos estão marcados para as 12h45.

Relativamente aos adversários, o guarda-redes pede foco total frente a todos os adversários: "A Ucrânia é, sem dúvida, a equipa mais forte. No entanto, não podemos facilitar com as outras equipas. Temos de entrar com a mentalidade habitual e tentar resolver o jogo o mais rápido possível, respeitando todos os adversários da mesma maneira", acrescentou.

Sobre o seu percurso na modalidade, o guardião de 25 anos, que pertence aos quadros do SC Braga, agradece a confiança dada por todos: "O meu percurso tem sido ascendente, sobretudo durante este último ano. Partiu de mim, do meu trabalho. Trabalhei muito e os treinadores foram-me dando confiança, assim como os meus colegas. Quero seguir neste trajeto e melhorar sempre", referiu.

De referir que a Beach Soccer Worldwide e a FIFA fizeram algumas mudanças nas leis de jogo, que serão implementadas já nestas competições. Uma delas é a regra que permite aos guarda-redes terem a bola apenas por quatro segundos, seja fora ou dentro da área. "É uma regra que vai mudar o jogo e a forma como as equipas saem a jogar. Temos de nos adaptar e tenho a certeza de que iremos dar uma boa resposta", disse Pedro Mano sobre esta nova lei.

Oito equipas serão apuradas para a Superfinal da Liga Europa, que se disputa em setembro na Figueira da Foz.

Recorde-se que Portugal vai, logo de seguida, disputar a qualificação para o Campeonato do Mundo Rússia 2021, mais concretamente entre 21 e 27 de junho, também na Nazaré.

Eis a convocatória:

Guarda-redes: Elinton Andrade (Casa Benfica de Loures), Tiago Petrony (Sporting CP) e Pedro Mano (SC Braga)
Fixos: Bernardo Lopes (GRAP), Rui Coimbra (Sporting CP) e Bruno Torres (SC Braga);
Alas: Belchior (Sporting CP), André Lourenço (SC Braga), João Cabral (Casa Benfica Loures), Bê Martins (SC Braga), Rodrigo Pinhal (Sporting CP) e Rúben Brilhante (SC Braga);
Pivôs: Miguel Pintado (Casa Benfica de Loures), Léo Martins (SC Braga) e João Gonçalves "Von" (Sporting CP).

Programa da Seleção Nacional:

15 de junho | terça-feira
11h15: Treino - Estádio do Viveiro - Jordan Santos, Nazaré
17h30: Treino - Estádio do Viveiro - Jordan Santos, Nazaré

16 de junho | quarta-feira
12h00: Treino oficial - Estádio do Viveiro - Jordan Santos, Nazaré

17 de junho | quinta-feira
12h45: AZERBAIJÃO x PORTUGAL (Estádio do Viveiro - Jordan Santos, Nazaré)

18 de junho | sexta-feira
12h45: PORTUGAL x ALEMANHA (Estádio do Viveiro - Jordan Santos, Nazaré)

19 de junho | sábado
12h45: PORTUGAL x UCRÂNIA (Estádio do Viveiro - Jordan Santos, Nazaré)


;

Notícias