Filipe Ramos: "Começamos o processo de forma diferente"

Seleção Sub-15

Primeiro estágio de observação terminou esta sexta-feira.

A Seleção Nacional sub-15 terminou, esta sexta-feira, o primeiro de dois estágios de observação na Cidade do Futebol.

No final dos aprontos, o Treinador Nacional Filipe Ramos era um técnico satisfeito pelo regresso aos trabalhos: "é com enorme satisfação que regressamos destes tempos difíceis que temos passado e começamos a adaptação a esta nova realidade, até porque começamos o processo dos sub-15 de forma diferente das outras vezes, dado não termos tido o Torneio Lopes da Silva. Vamos tentar agora começar a recuperar as coisas que se perderam. Mas volto a dizer, foi com enorme satisfação que vi os miúdos felizes por regressarem à competição, por representarem a Seleção Nacional e correu tudo dentro da normalidade. Estamos muito satisfeitos com o desempenho deles. Este estágio foi a primeira vez que nos encontramos e agora é continuar o processo. Amanhã inicia-se um novo estágio, com outros jogadores, para voltarmos a avaliá-los e o processo vai continuar, para se conseguir formar a Seleção Nacional sub-15, que é a Seleção mais jovem", disse.

Filipe Ramos explica ainda as dinâmicas e alterações que a pandemia provocou nos primeiros momentos de concentração desta Seleção: "estes estágios são de avaliação. Costumamos trazer 48 jogadores que, a maior parte deles, esteve no Torneio Lopes da Silva. Como o ano passado não houve, e até pela pandemia que entretanto continuamos a viver, tivemos que dividir em dois estágios de 24 jogadores, para não termos tantos atletas juntos. Avaliámos estes 24, agora vamos avaliar outros 24 e depois temos um estágio dia 20 e 21, onde ainda vamos ver se vamos avaliar outros jogadores ou se já trazemos alguns destes com outros que não vieram. É uma questão de avaliação e de análise daquilo que se passou nos estágios", contou.

Questionado que repercussões a pandemia pode ter trazido a esta geração, Filipe Ramos relativiza e crê que o tempo perdido será recuperado, num trabalho conjunto com os clubes: "saem prejudicadas porque tiveram muito menos competição, como é evidente. Estivemos muito tempo em casa e os campeonatos estiveram um ano e tal parados. Agora, houve gerações que saíram ainda mais prejudicadas, porque perderam campeonatos da Europa, perderam campeonatos do mundo e na idade deles isso já não volta atrás. Esta geração esteve muito tempo parada, não tivemos a oportunidade de analisar o Torneio Lopes da Silva e tantos jogos como queríamos, mas fizemos os possíveis para observamos todas as equipas. Estes campeonatos que a FPF conseguiu fazer para os nacionais que duraram pouco tempo, mas permitiram observar qualquer coisa e retomar a competição, como é evidente, que também é importante. Vamos ver se esta geração à frente vai recuperar o tempo perdido. É para isso que estamos todos aqui a trabalhar, não só nós, mas também os clubes, que fazem um bom trabalho e têm uma palavra a dizer, como é lógico, no desenvolvimento dos miúdos, até mais do que nós, nessa questão", considerou.

Já este sábado, Filipe Ramos orienta os trabalhos de um novo estágio de sub-15 com um novo grupo de jogadores.

Eis a lista de convocados:
 

AD Taboeira: David Estanqueiro
BK Hacken: Kevin Cerqueira
FC Alverca: Ismael Pina
FC Metz: Diego Duarte
FC Porto: Gonçalo Paiva, João Teixeira, Nuno Castanha e Tiago Sousa
GD Estoril Praia: Manuel Monteiro
Paris Saint-Germain: Rafael Fernandes
Portimonense SC: Lucas Fachadas
Royal Standard de Liège: Guilherme Afonso e Lukas Da Cruz
SG Sacavenense: Ricardo Sousa
SL Benfica: André Gomes, Guilherme Gaspar, Guilherme Peixoto, Ricardo Ribeiro, Santiago Ferreira e Tiago Freitas;
Sporting CP: David Ivanov
Vitória SC: Diogo Sousa, Hugo Pinto e Rodrigo Morais

Programa:
12 de junho de 2021 (sábado)
17h45: treino (Cidade do Futebol)

13 de junho de 2021 (domingo)
09h45: treino (Cidade do Futebol)
16h15: treino (Cidade do Futebol)


;

Notícias