Fernando Santos: "Tenho confiança absoluta nos jogadores"

Seleção A

Selecionador Nacional e Rúben Neves fizeram a antevisão do encontro frente a Israel.

A Seleção Nacional realizou, esta quarta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, o último treino antes do encontro de preparação para o Euro 2020, a realizar frente a Israel, amanhã, às 19h45, no Estádio José Alvalade.

Todos os convocados para o Euro 2020 estiveram presentes na sessão de treino realizada no quartel general da FPF.

Fernando Santos em discurso direto

"Nem estou mais nervoso, nem condicionado do que no último Europeu. Com a mesma convicação. Quando cheguei à Seleção afirmei que Portugal era candidato a vencer o Euro’2016. Continuo a afirmar com a mesma convicção que Portugal pode vencer o Euro’2020. Sabemos do grau de dificuldade, isto não é matemática pura. O futebol é um jogo de erros, mas temos de errar o menos possível. Se conseguirmos, teremos maior probabilidade de ter sucesso".

"Eu já expliquei que estamos centrados no processo de jogo da equipa nacional. O que queremos que a equipa faça em todos os momentos do jogo. Jogadores têm imensa vontade de melhorar e fazer bem. Os jogos com Espanha e Israel fazem parte da evolução do processo. Não houve exame com Espanha nem vai haver amanhã. É redutor. Empatámos com a Espanha e se ganharmos amanhã dizem que é essa a equipa que tem de jogar. A mim interessa-me olhar para o comportamento dos jogadores. É importante que veja todos os jogadores portanto os que jogaram com a Espanha podem não jogar amanhã"

"Não queremos perder, essa palavra não entra nesse vocabulário. Se perdessemos ficaríamos chateados, mas não vamos perder. É tudo diferente em relação ao Europeu. Antes de 2016 perdemos com a Bulgária e disseram que não íamos ao Europeu fazer nada. O João Cancelo tem razão. Pensam na Alemanha e França, mas não nos podemos esquecer da Hungria. Jogam em casa, lutam muito e nunca ‘saem’ do jogo. O jogo mais perigoso para nós no Euro’2016 foi com a Hungria. Temos vários jogadores que defrontraram a Hungria no apuramento para o Mundial e sabem das dificuldades. Primeiro jogo é sempre muito importante numa fase com apenas 3 jogos. Tenho uma confiança absoluta nos jogadores. Jogos são importantes para cimentar ideias para chegarmos ao Europeu para estarmos no topo. Se formos falar em termos de qualidade individual, ninguém duvida no Mundo da qualidade dos jogadores. O importante é a qualidade coletiva".

"Portugal até 2004 foi baseado em dois eixos. Espanha quando venceu 3 vezes seguidas era Barcelona e Real Madrid, o que torna mais fácil o trabalho. Porque a ideia do jogo já está e seguem o que fazem no clube. Como se resolve? Como em 2016. Construindo um ‘nós’ perfeito, dentro e fora do campo. Todos trabalharmos no mesmo sentido, esquecendo o pensamento individual. Se entrarmos pelo individual, de jogar muito bem numa posição porque o faço bem no clube, aí vamos ganhar zero. Mas até hoje temos conseguido criar o ‘nós’ perfeito. Espero que volte acontecer este ano"

Rúben Neves em discurso direto

"O que é importante é ter jogadores que possam fazer o que é pedido pelo Selecionador Naconal. Vão ser pedidas coisas diferentes mediante dos adversários. Temos jogadores com qualidade suficiente para isso. E isso é o mais importante", começou por dizer Rúben Neves.

"Na minha opinião, tem o mesmo peso de todas. São três pontos em disputa, não é importante contra quem. Vamos encarar para ganhar os três jogos. O primeiro objetivo é vencer a Hungria. Não vamos menosprezar, é uma equipa forte, que vai jogar em casa e isso é importante. Vamos ter de estar ao nosso melhor nível. São três pontos, iríamos jogar sempre da mesma forma para tentar ganhar os três pontos."

"(sobre a vacinação) Alívio para nós é termos uma equipa médica de excelência, que trabalha muito bem. Isso deixa-nos descansados, temos de seguir todos os protocolos, temos de seguir com máxima segurança. Sabemos que não vamos facilitar em nada, que iremos estar sempre seguros na Seleção."

"O Cristiano tem o golo com ele, isso não é uma questão. Claro que pode acontecer não marcar num jogo, mas tem o golo com ele. Já o provou inúmeras vezes. É o melhor do Mundo e é uma pergunta que irá responder certamente dentro de campo."


Eis a lista de jogadores escolhidos pelo Selecionador Nacional:

Guarda-redes - Anthony Lopes (Olympique Lyon), Rui Patrício (Wolverhampton Wanderers FC) e Rui Silva (Granada CF);

Defesas - João Cancelo (Manchester City), Nélson Semedo (Wolverhampton Wanderers FC), José Fonte (LOSC Lille), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), Nuno Mendes (Sporting CP), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund);

Médios - Danilo Pereira (PSG), João Palhinha (Sporting CP), Rúben Neves (Wolverhampton Wanderers FC), Bruno Fernandes (Manchester United FC), João Moutinho (Wolverhampton Wanderers FC), Renato Sanches (LOSC Lille), Sérgio Oliveira (FC Porto) e William Carvalho (Real Bétis Bolompié);

Avançados - Pedro Gonçalves (Sporting CP), André Silva (Eintracht Frankfurt), Bernardo Silva (Manchester City FC), Cristiano Ronaldo (Juventus FC), Diogo Jota (Liverpool FC), Gonçalo Guedes (Valencia CF), João Félix (Atlético Madrid) e Rafa Silva (SL Benfica). 

Nestas partidas, os jogadores da Seleção Nacional vestirão uma vez mais os novos equipamentos oficiais, disponíveis na Loja Oficial da Seleção


;
;
8 de Junho 2021
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias