Seleção A Feminina

Alemanha no caminho

Futebol Fem. - Seleção A

Portugal já conhece os seus adversários na caminhada rumo ao Mundial de 2023. Além da Alemanha, vai encontrar Sérvia, Israel, Turquia e Bulgária no Grupo H.

A fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, que será organizado em conjunto por Austrália e Nova Zelândia, ficou definida esta sexta-feira, num sorteio realizado em Nyon, Suíça.

Portugal vai discutir a presença no Mundial no Grupo H, com as seleções de Alemanha, Sérvia, Israel, Turquia e Bulgária. Os encontros da qualificação europeia serão disputados entre 13 de setembro de 2021 e 6 de setembro de 2022. 

Os vencedores dos nove grupos de qualificação apuram-se directamente para a fase final, com os segundos classificados a disputarem um 'play-off' da UEFA em Outubro de 2022. Os três melhores segundos colocados passam diretamente a uma segunda ronda do 'play-off'. Já os restantes seis segundos colocados disputam três “play-offs” a uma mão na primeira ronda.

Os três vencedores da primeira ronda e as três seleções apuradas diretamente para a segunda ronda irão então disputar um 'play-off' a uma mão determinado por sorteio. Os dois vencedores do 'play-off' com melhor 'ranking' (com base nos resultados na fase de grupos de qualificação e na segunda ronda do 'play-off') qualificam-se para a fase final. O vencedor do outro 'play-off' terá de participar numa elimiatória entre confederações.

Portugal busca primeira participação na fase final

Portugal esteve sucessivamente nas qualificações para os Mundiais desde 1999, mas nunca conseguiu o apuramento, ficando sempre pela fase de grupos. Na última qualificação, para o Mundial de França, em 2019, a Equipa das Quinas foi terceira, atrás de Itália, apurada, e Bélgica.

Para o Mundial de Austrália e Nova Zelândia, que decorrerá entre 10 de julho e 20 de agosto de 2023, as vagas da UEFA aumentaram de nove para 11, tendo em conta que o Campeonato do Mundo também passará de 24 para 32 seleções participantes. As 11 vagas europeias no Mundial serão ocupadas pelos nove vencedores dos grupos de apuramento e os dois vencedores dos ‘play-offs’.

Histórico desfavorável frente à Alemanha

A Seleção Nacional feminina A, 29.ª colocada no ranking da FIFA, já encontrou a Alemanha, 2.ª classificada na hierarquia mundial, numa fase de qualificação para o Mundial, e também num apuramento para o Campeonato da Europa.

Dos quatro confrontos disputados frente à seleção germânica, bicampeã mundial em 2003 e 2007, e oito vezes campeã da Europa (no atual formato do Europeu e no anterior), Portugal não guarda boas memórias, tendo perdido os quatro jogos por números expressivos (0-11 em Fevereiro de 2004; 13-0 em novembro de 2003; 0-8 em maio de 2002; e 9-0 em outubro de 2001). 

A Turquia surgiu duas vezes no caminho da Equipa das Quinas, na caminhada de preparação para o Campeonato da Europa de 2013. Nesses jogos de preparação, disputados em solo nacional, Portugal venceu por 2-1. 

A armada lusa nunca defrontou as seleções de Israel, Sérvia e Bulgária em competições séniores femininas.

Eis os grupos da zona europeia:
Grupo A: Suécia, Finlândia, República da Irlanda, Eslováquia e Geórgia 
Grupo B: Espanha, Escócia, Ucrânia, Hungria e Ilhas Faroé
Grupo C: Países Baixos, Islândia, República Checa, Bielorrússia e Chipre 
Grupo D: Inglaterra, Áustria, Irlanda do Norte, Macedónia do Norte, Letónia e Luxemburgo
Grupo E: Dinamarca, Rússia, Bósnia Herzegovina, Azerbaijão, Malta e Montenegro
Grupo F: Noruega, Bélgica, Polónia, Albânia, Kosovo e Arménia
Grupo G: Itália, Suíça, Roménia, Croácia, Moldávia e Lituânia
Grupo H: Alemanha, PORTUGAL, Sérvia, Israel, Turquia e Bulgária
Grupo I: França, País de Gales, Eslovénia, Grécia, Cazaquistão e Estónia

Fase de grupos de qualificação:
13–21 de Setembro 2021
18–26 de Outubro 2021
22–30 de Novembro 2021
4–12 de Abril de 2022
29 de Agosto a 6 de Setembro de 2022

'Play-off' da UEFA
3–11 de Outubro

 


;
;
30 de Abril 2021
Foto

uefa.com

Notícias