Portugal sorteado no Pote 2

Futebol Fem. - Seleção A

O sorteio da fase de grupos de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino está agendado para o dia 30 de abril.

O sorteio da fase de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino FIFA 2023 está agendado para o dia, 30 de abril (sexta-feira).

Na qualificação participarão um recorde de 51 seleções que serão divididas em nove grupos.

A Seleção Nacional, 17.ª classificada no ranking UEFA (saiba mais aqui) irá ser sorteada no Pote 2 pela primeira vez.

As 51 seleções serão sorteadas em seis grupos de seis equipas e três de cinco. Os jogos serão disputados entre setembro de 2021 e setembro de 2022.

Procedimento do sorteio
As 51 seleções serão divididas em seis potes com base na classificação do ranking UEFA, publicado após a conclusão da fase de grupos de qualificação para o Campeonato da Europa de 2022.

Os potes 1, 2, 3 4 e 5 contêm nove equipas cada e o Pote 6 contém as seis equipas restantes. O sorteio começa com o Pote 1 e continua com o Pote 2 até o Pote 6. Cada pote é totalmente esvaziado antes de se prosseguir para o próximo pote.

Como regra e para cada pote, as equipes sorteadas são alocadas por ordem alfabética do Grupo A ao Grupo I. Quando uma condição de empate se aplica ou está prevista para ser aplicada, a equipa sorteada é alocada ao primeiro grupo disponível em ordem alfabética.

Como o Pote 6 contém apenas seis equipas, essas serão sorteadas para as sextas posições dos Grupos D a I.

Com base nas decisões do Comité Executivo da UEFA válidas na altura do sorteio, as seguintes equipas não podem ser incluídas no mesmo grupo: Arménia e Azerbaijão, Kosovo e Bósnia e Herzegovina, Kosovo e Sérvia, Kosovo e Rússia, Ucrânia e Rússia.

Eis a constituição dos potes:

Pote 1 - Holanda, Alemanha, Inglaterra, França, Suécia, Espanha, Noruega, Itália e Dinamarca;

Pote 2 - Bélgica, Suíça, Áustria, Islândia, Escócia, Rússia, Finlândia, Portugal e País de Gales;

Pote 3 - República Checa, Ucrânia, República da Irlanda, Polónia, Eslovénia, Roménia, Sérvia, Bósnia Herzegovina e Irlanda do Norte;

Pote 4 - Eslováquia, Hungria, Bielorrússia, Croácia, Grécia, Albânia, Macedónia do Norte, Israel e Azerbaijão;

Pote 5 - Turquia, Malta, Kosovo, Cazaquistão, Moldávia, Chipre, Ilhas Faróe, Geórgia e Letónia;

Pote 6 - Montenegro, Lituânia, Estónia, Luxemburgo, Arménia e Bulgária.

Formato
Os vencedores dos nove grupos de qualificação avançam diretamente para a fase final, com os segundos classificados a disputarem um "play-off" em outubro de 2022.

Nos play-offs, os três melhores segundos classificados avançarão diretamente para a segunda ronda dos play-offs. Os restantes segundos classificados disputam três jogos no play-offs num jogo apenas. Os três vencedores da primeira ronda dos play-offs e as três seleções classificadas diretamente para a segunda ronda irão então disputar o uma segunda ronda do play-off num jogo que será ditado por sorteio. Os dois vencedores do play-off com a classificação mais alta (com base nos resultados da fase de grupos de qualificação e da segunda ronda dos play-offs) qualificam-se para a fase final. O outro vencedor do play-off competirá nos play-offs entre confederações.

Datas da fase de grupos de qualificação
13 a 21 de setembro de 2021
18–26 de outubro de 2021
22–30 de novembro de 2021
4 a 12 de abril de 2022
29 de agosto a 6 de setembro de 2022

UEFA play-offs
3 a 11 de outubro de 2022

Qualificação por Continente
Anfitriões: 2 (Austrália, Nova Zelândia)
AFC (Ásia): 5
CAF (África): 4
CONCACAF (América do Norte, Central e Caraíbas): 4
CONMEBOL (América do Sul): 3
UEFA (Europa): 11
Eliminatórias entre confederações: 3

Torneio para encontrar as outras três seleções
A Austrália e a Nova Zelândia acolherão um torneio co, dez seleções que disputarão as últimas três vagas no Mundial – duas da AFC, duas da CAF, duas da CONCACAF, duas da CONMEBOL, uma da OFC e outra da UEFA.

As seleções serão divididas em três grupos, dois de três equipas e um de quatro, com a composição de cada grupo a ser definida pelo Ranking FIFA. Os três grupos serão disputados como competições eliminatórias separadas; o vencedor de cada grupo segue para a fase final. Nos dois grupos de três seleções, a equipa vencedora irá diretamente para a final (após um jogo amigável contra Austrália ou Nova Zelândia) e encontrará o vencedor de uma semifinal entre as outras duas seleções.


;
;
20 de Abril 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias