Declaração do Congresso da UEFA

FPF

As 55 federações-membro e participantes no Congresso da UEFA condenam a declaração da chamada ‘Super Liga”.

Declaração do Congresso da UEFA

As 55 federações-membro e participantes no Congresso da UEFA condenam a declaração da chamada ‘Super Liga”. O Congresso da UEFA está fortemente convicto de que esta ‘Super Liga’ fechada vai contra o próprio conceito do que é ser Europeu: unificado, aberto, solidário e baseado nos valores desportivos. A UEFA e as suas federações-membro acreditam num modelo verdadeiramente europeu que se baseia em competições abertas, na solidariedade e na redistribuição, de forma a garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento do jogo para o benefício de todos e para a promoção dos valores europeus e mais-valias sociais.

Os clubes conspiradores obviamente falharam ao verem que o seu status atual não foi alcançado isoladamente, mas sim como parte de um sistema europeu dinâmico onde clubes grandes, médios e pequenos contribuíram para o sucesso e perdas de todos. É uma afronta aos valores europeus e ao mérito desportivo para estes clubes assumirem o direito de se “separar” e reivindicar o legado que todos construíram.

A UEFA, as suas federações-membro e todos aqueles que amam o futebol estão firmes e irão resistir fortemente e lutar contra esta medida dos proprietários destes clubes e dos seus apoiantes, tanto quanto possível. Sabemos, moralmente, o que está em jogo e protegeremos o futebol de um grupo de egoístas que não se importa com o jogo. Somos o Futebol Europeu. Eles não são.

 


;

Notícias