Futsal: novo estudo do Portugal Football Observatory

Portugal Football School

Conquista do Euro 2018 na Eslovénia ajudou a consolidar crescimento que já vinha do início da década.

O futsal português encontra-se em franco crescimento desde o início da década de 10 do século 21.

De acordo com o segundo estudo do Portugal Football Observatory – “A evolução do futsal em Portugal e a vitória no Euro 2018 como acelerador de crescimento” –, vários indicadores revelam tendência de subida constante nas últimas dez épocas: número de praticantes, número de competições, número total de equipas (principalmente em escalões de formação) e número de seleções de formação.

A conquista do UEFA Futsal Euro 2018 ajudou a acelerar este crescimento que já vinha de trás. O estudo, publicado esta segunda-feira, 19 de abril, mostra que a temporada de 2018/2019 teve a maior percentagem de crescimento da década em termos de inscrições totais e de novas angariações. Já no que respeita a reinscrições (onde contam apenas os atletas já inscritos anteriormente) foi em 2019/2020 que se verificou maior crescimento, o que demonstra sucesso na retenção de futsalistas.

O novo trabalho do Portugal Football Observatory aponta ainda caminhos de crescimento em campos como o número de praticantes femininas, a competitividade (jogos equilibrados vs. jogos desequilibrados) e o grau de formação dos treinadores.

O Portugal Football Observatory resulta da interação entre a Portugal Football School (unidade de formação e investigação da FPF, fundada em 2017), a Unidade de Saúde e Performance e a Direção de Inteligência e Serviço ao Adepto.

O objetivo deste observatório, cuja informação se encontra disponível no endereço portugalfootballobservatory.fpf.pt, é recolher e analisar diferentes informações que permitam uma descrição e um controlo contínuos do futebol, transmitindo conhecimento e apontando caminhos de desenvolvimento sustentável e transformação.

CLIQUE AQUI para ver o estudo


;
;
19 de Abril 2021
Foto

FPF/Diogo Pinto

Notícias