Seleção Sub-21

Rui Jorge: “Tentar que ninguém fique indiferente a ver-nos jogar”

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional sub-21 já fez a antevisão do jogo desta quarta-feira, frente à Suíça.

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta terça-feira, em Kodeljevo, o último treino antes da partida diante da Suíça, da terceira jornada da fase de grupos do Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

Rui Jorge teve à sua disposição e sem limitações os 23 jogadores convocados para este torneio.

Antes da sessão de trabalho, o técnico português fez a habitual videoconferência de antevisão e não escondeu a intenção de apresentar uma equipa que concilie ambição e equilíbrio: “É sempre isso que os treinadores procuram. Acredito que seja esse o grande princípio do treinador: ter uma equipa equilibrada, mas que consiga colocar os seus talentos a torná-la também atrativa, eletrizante. Tentar que ninguém fique indiferente a ver-nos jogar. estes jogadores, pela qualidade que têm, não merecem que as pessoas fiquem indiferentes a vê-los. Mas isso não pode ser dissociado de uma organização coletiva, e é muito importante que a equipa esteja equilibrada, para não desmoronar”, referiu.

A vitória e o empate frente aos helvéticos garantem a presença de Portugal nos quartos de final, mas Rui Jorge prefere que os seus jogadores se foquem apenas numa possibilidade: “Não sabemos até que ponto precisamos do resultado. Sabemos que, com dois resultados, seguiremos em frente, mas a nossa direção não deve ser essa”, salientou, assumindo que o que se tem verificado no grupo D não o surpreende: “O equilíbrio do grupo não foge ao que eu perspetivava. Em termos de apuramento, nesta altura continuam as quatro equipas com hipótese. Até ao último segundo pode decidir-se quem passa à próxima fase. Era isto que esperávamos, embora se falasse que ia ser diferente, pelos nomes das equipas. Estamos muito satisfeitos pelo ponto em que estamos. Não trocaríamos esta posição por nenhuma outra, mas amanhã [quarta-feira] é que se vê quem gostaria de trocar de posições. Para já estamos satisfeitos, e queremos estar de igual modo depois do jogo.”

O Selecionador Nacional sub-21 explicou ainda o que espera da Suíça: “Joga em 4x4x2 clássico, é uma equipa muito agressiva defensivamente, com um excelente momento de pressão, e depois à espera de sair em contra-ataque. O jogo passará muito por aí, pela velocidade e precisão com que vamos circular na linha defensiva, para conseguir ficar em situações boas para conseguir criar desequilíbrios. Se nós o conseguirmos fazer bem, podemos ter o caminho facilitado. Se o fizemos mal, podemos ser fortemente penalizados.”

Florentino garante a mesma atitude
O médio internacional português também antecipou Suíça-Portugal em conversa com a comunicação social e garantiu que a postura da equipa portuguesa não vai mudar por precisar apenas de um ponto para se qualificar: “Vamos entrar com a mesma mentalidade. Perigoso era estarmos com menos pontos.”

Convidado a comentar o valor do adversário, Florentino foi taxativo: “Se a Suíça está aqui é porque tem qualidade. Tem jogadores intensos, mas vamos tentar combater os pontos fortes deles e aproveitar os pontos fracos, que qualquer equipa tem. Todas as equipas ainda estão na luta, e temos de estar concentrados até ao fim.”

O Suíça-Portugal está agendado para esta quarta-feira, em Ljubljana, pelas 17h00 de Portugal Continental (RTP1) e terá arbitragem do sueco Glenn Nyberg.

FICHAS DE JOGO DO HISTÓRICO COM A SUÍÇA

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton FC) e Luís Maximiano (Sporting CP)

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Famalicão), Diogo Dalot (AC Milan), Pedro Pereira (FC Crotone), Thierry Correia (Valencia CF), Tiago Djaló (Lille) e Tomás Tavares (SC Farense)

Médios: Daniel Bragança (Sporting CP), Fábio Vieira (FC Porto), Filipe Soares (Moreirense FC), Florentino Luís (AS Monaco), Gedson Fernandes (Galatasaray), Pedro Gonçalves (Sporting CP), Vítor Ferreira (Wolverhampton Wanderers FC) e João Mário (FC Porto)

Avançados: Dany Mota (AC Monza), Trincão (FC Barcelona), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (SL Benfica) e Tiago Tomás (Sporting CP)

Clique aqui para aceder ao mapa de internacionalizações atualizado desta convocatória


;
;
30 de Março 2021
Foto

FPF/André Sanano

Notícias