Fernando Santos: "Estamos preparados para ganhar"

Seleção A

Selecionador Nacional mostra-se ciente das dificuldades que esperam a Equipa das Quinas no Luxemburgo, mas aponta ao triunfo. Rúben Neves quer Portugal no seu melhor.

A Seleção Nacional prosseguiu esta segunda-feira com a preparação do jogo diante do Luxemburgo, agendado para terça-feira, a partir das 19h45 (20h45 locais), na Cidade do Luxemburgo, a contar para a terceira jornada do Grupo A de qualificação para o Campeonato do Mundo Catar 2022.

Na antevisão da partida, o Selecionador Nacional, Fernando Santos, elogiou a evolução da equipa do Luxemburgo e considerou que o próximo adversário no na qualificação “não tem nada a ver com o Azerbaijão”.

“Esta equipa não tem nada a ver com o Azerbaijão. O Luxemburgo vai jogar olhos nos olhos connosco. Vai tentar defender bem, mas depois sair com qualidade para o ataque. Nós é que vamos ter de fazer com eles sejam um Azerbaijão, não os deixando sair de lá de trás”, afirmou, em conferência de imprensa.

Fernando Santos elogiou as capacidades dos luxemburgueses, desde logo lembrando o surpreendente triunfo sobre a República da Irlanda, por 1-0, no sábado.

“É uma equipa com muita capacidade, muito bem em termos de organização. Não é uma equipa defensiva. É uma das equipas que mais evoluiu nos últimos anos. Este resultado [na Irlanda] provou-o. Sabemos as dificuldades que este jogo encerra, mas estamos preparados para ganhar”, disse.

Fernando Santos admitiu que o empate na Sérvia (2-2) “foi um momento de grande frustração”, até pelo golo não validado a Cristiano Ronaldo em tempo de compensação, mas confessou que a seleção tem de esquecer o que aconteceu em Belgrado.

“Há uma certa frustração com o que aconteceu, mas temos de esquecer isso, porque não serve de nada. O árbitro [Danny Makkelie], num ato digno, já veio dizer publicamente o que me tinha dito a mim, que cometeu um erro tremendo. Dependemos só de nós e temos de ganhar os nossos jogos para estarmos no Mundial do Catar”, referiu.

De resto, o técnico vincou que Portugal tem “jogadores de altíssimo nível, que sabem sempre que têm de estar com níveis de concentração altíssimos”, mas recusou que esta seja a melhor seleção nacional de sempre, como afirmou o selecionador do Luxemburgo.

A partida no Luxemburgo será a terceira que Portugal vai realizar em sete dias, pelo que é preciso ir analisando diariamente o estado físico dos jogadores, como admitiu Fernando Santos.

“Quando temos jogadores que vêm com muitos jogos seguidos nas pernas, que chegam aqui à seleção e têm de jogar de 70 em 70 horas, é um esforço intensivo. Estamos aqui praticamente a recuperar e a jogar. Vamos falando com os jogadores, vendo como estão e amanhã [terça-feira] vamos apresentar o melhor onze para o jogo”, concluiu.

Rúben Neves: “Temos de reagir e de estar no nosso melhor”
O médio Rúben Neves afirmou que Portugal quer reagir o mais depressa possível ao empate cedido na Sérvia (2-2) e vencer na terça-feira o Luxemburgo.

“É o nosso trabalho, ultrapassar esses momentos, para estarmos 100 por cento focados no próximo jogo. Foi uma grande frustração para todos, mas logo depois do jogo sabíamos que temos de reagir e de estar no nosso melhor”, afirmou, em conferência de imprensa, referindo-se ao empate 2-2 cedido em Belgrado, no sábado.

O jogador do Wolverhampton antecipou um “jogo extremamente difícil” frente ao Luxemburgo, lembrando “o que aconteceu na última partida deles”, que terminou com um surpreendente triunfo na República da Irlanda, por 1-0.

“Jogámos aqui recentemente, portanto conhecemo-los bem. Cabe-nos estar no máximo das nossas capacidades e, se assim for, somos uma seleção muito forte. Queremos levar os três pontos”, disse Rúben Neves, recusando que o Luxemburgo tenha qualquer semelhança com o Azerbaijão, o primeiro adversário de Portugal na caminhada para o Mundial 2022.

Por outro lado, Rúben Neves revelou que Cristiano Ronaldo “não pediu desculpa” à equipa, “nem tinha de o fazer”, depois de no final do jogo com a Sérvia ter atirado a braçadeira de ‘capitão’ para o chão, em reação ao golo que não lhe foi validado e que teria dado a vitória à seleção nacional.

“O Ronaldo é um jogador e capitão exemplar. Todos nós sentimos a frustração dele naquele momento. Todos conhecemos bem o Cristiano e sabemos o que nos pode dar”, disse o médio.

A partida entre Luxemburgo e Portugal será dirigida pelo russo Sergei Ivanov.

A Seleção Nacional estreou-se no Grupo A da qualificação europeia com um triunfo sobre o Azerbaijão (1-0), em Turim, antes de ceder um empate na visita à Sérvia (2-2), em Belgrado.
Portugal divide o topo da classificação com a Sérvia, ambos com quatro pontos, logo seguidos pelo Luxemburgo (três), que no sábado se estreou na fase de apuramento com uma surpreendente vitória por 1-0 na visita à República da Irlanda. Em duas partidas realizadas, os irlandeses ainda não pontuaram, tal como o Azerbaijão, que tem apenas um jogo disputado.


;

Notícias