Portugal Football School em estudo pioneiro sobre eFootball

Portugal Football School

Artigo científico sobre atividade física de jogadores de futebol virtual com participação de quatro investigadores da PFS.

"Níveis de atividade física de jogadores adultos de Futebol Virtual" é a tradução livre para Português do título de um artigo cientifico de acesso livre lançado esta sexta-feira pela publicação "Frontiers in Psychology". Quatro dos seis signatários do texto são afiliados na Portugal Football School: Ana Monteiro Pereira, Pedro Figueiredo, André Seabra e João Brito.

Não sendo o primeiro estudo realizado junto de jogadores de eSports, trata-se contudo da primeira investigação apenas com jogadores de futebol virtual. Os dados, recolhidos em 2018, apontam para a conclusão de que os jogadores de eFootball "têm níveis altos de atividade física, cumprindo as recomendação de Organização Mundial de Saúde", revela Ana Monteiro Pereira, autora principal do estudo.

A investigadora assinala que de acordo com este estudo "os jogadores de futebol virtual em Portugal realizam atividade física mais por questões de saúde e bem-estar do que pela questão de melhoria da performance de futebol virtual", ainda que "segundo estudos realizados noutros países verifica-se que em vários deles a performance é uma das principais motivações para a realização de atividade física".

"A consciencialização da importância da atividade física, tanto para melhoria de estados de saúde, como da performance, é importante para estes jogadores e para todos aqueles que ambicionam uma carreira nos eSports”, acrescenta Ana Monteiro Pereira.  

Os resultados demonstrados neste artigo contrariam, de alguma forma, o estereótipo do gamer sedentário que persiste no imaginário de boa parte das pessoas. Raúl Faria, responsável pela área de eFootball na Federação Portuguesa de Futebol, acompanhou o estudo e saúda as conclusões, que não o surpreendem: "Na FPF eFootball sempre estivemos confiantes em relação a esse estudo porque sabemos que grande parte dos jogadores têm uma ligação orgânica ao futebol e ao desporto em geral. São, também, cada vez mais exigentes no que respeita à sua condição física, à sua imagem, à alimentação. Nós, na FPF, tivemos sempre a preocupação de incentivar os atletas a praticarem atividade física e, nomeadamente, futebol."


;

Notícias