Seleção Sub-21

Rui Jorge: “Croácia é equipa muito semelhante à nossa”

Seleção Sub-21

Selecionador Nacional sub-21 fez antevisão à estreia de Portugal no Europeu sub-21.

FOTOGALERIA

MEDIA GUIDE

A Seleção Nacional sub-21 realizou esta quarta-feira o primeiro treino na Eslovénia, em Kodelvejo, tendo em vista a participação na fase de grupos do Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

Rui Jorge teve à sua disposição os 23 convocados, que trabalharam sem quaisquer limitações.

Antes do apronto vespertino, o técnico português fez – através de videoconferência – a antevisão da partida de estreia, com a Croácia, salientando os aspetos semelhantes entre os conjuntos que vão estar em campo na cidade de Koper: “Acho que a Croácia é uma equipa muito semelhante à nossa em termos de características. Os jogadores são bastante evoluídos tecnicamente. Em termos individuais, o Ivanusec será para mim o seu melhor jogador em termos de desequilíbrio com bola. Em termos de qualidade de execução têm vários jogadores que nos chamam a atenção. Agora, vamos ter de ser seguros também e mostrar que, apesar da semelhança de estilos, conseguimos ser melhores em termos individuais e coletivos.”

O Selecionador Nacional sub-21 voltou a deixar claros os objetivos de Portugal para este torneio: “A minha desilusão será se no final destes três jogos sentir que a equipa não deu e não exprimiu o que o seu potencial permite fazer. Se o fizermos e se alguém conseguir ser melhor, é evidente que não ficaremos satisfeitos, mas será uma situação com a qual teremos de saber lidar. Outra coisa, e isso para mim será uma grande deceção, é não conseguir demonstrar toda a nossa qualidade e ficar pelo caminho porque não conseguimos ser seguros como uma boa equipa deve ser. Logicamente que em termos pontuais queremos passar aos quartos de final. Esse é claramente o objetivo nesta altura», frisou.

O treinador da equipa nacional assumiu também que jogar um Europeu em duas fases diferentes da época exige uma adaptação diferente da habitual: “Não estamos com quilometragem zero. Competimos em novembro, mas já foi há bastante tempo. Mas normalmente tínhamos dois ou três jogos antes e isso retirou-nos a possibilidade de ver jogadores que até agora não estiveram neste grupo e que poderiam estar na fase final. É um bocadinho penoso para nós nesse capítulo e penoso para alguns jogadores, porque fica mais complicada a sua chamada a um espaço terminal como é uma fase final”, concluiu.

Diogo Dalot e a importância de ganhar o primeiro jogo
Antes de Rui Jorge ter falado aos jornalistas, já Diogo Dalot o tinha feito. A importância de ganhar à Croácia esteve sempre presente no discurso do defesa: "Os três jogos são importantíssimos para a qualificação para a próxima fase, mas sabemos que é muito importante começar a ganhar e os três pontos serão, sem dúvida, importantíssimos. O que acontecer amanhã poderá ditar muito sobre como possa correr o Europeu."

O internacional português reconheceu que a confiança está bem presente no conjunto português: «Estamos confiantes, sabemos o valor que temos e o que temos de fazer para, principalmente, vencer o jogo de amanhã. Estamos ansiosos por começar. É uma competição que toda a gente quer jogar e trabalhámos muito para estar aqui», acrescentou.

O Portugal-Croácia está agendado para esta quinta-feira, no Bonifika Stadium, em Koper, pelas 20h00, com arbitragem do polaco Bartosz Frankowski.

FICHAS DE JOGO DO HISTÓRICO COM A CROÁCIA

Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), João Virgínia (Everton FC) e Luís Maximiano (Sporting CP)

Defesas: Diogo Leite (FC Porto), Diogo Queirós (FC Famalicão), Diogo Dalot (AC Milan), Pedro Pereira (FC Crotone), Thierry Correia (Valencia CF), Tiago Djaló (Lille) e Tomás Tavares (SC Farense)

Médios: Daniel Bragança (Sporting CP), Fábio Vieira (FC Porto), Filipe Soares (Moreirense FC), Florentino Luís (AS Monaco), Gedson Fernandes (Galatasaray), Pedro Gonçalves (Sporting CP), Vítor Ferreira (Wolverhampton Wanderers FC) e João Mário (FC Porto)

Avançados: Dany Mota (AC Monza), Trincão (FC Barcelona), Francisco Conceição (FC Porto), Gonçalo Ramos (SL Benfica) e Tiago Tomás (Sporting CP)

Clique aqui para aceder ao mapa de internacionalizações atualizado desta convocatória


;

Notícias