Seleção A

Fernando Santos: "Temos de estar completamente focados"

Seleção A

Selecionador Nacional sublinha que Portugal só tem a cabeça no apuramento para o Mundial 2022

Fernando Santos em discurso direto

 "Não temos duas competições, só temos uma. Se depois quiserem falar sobre isso, será para maio. Neste momento só tenho uma competição. Temos três jogos, e temos de estar completamente focados. É a primeira vez que vamos ter três jogos oficiais, a contar pontos, a jogar com 72 horas de intervalo. Temos de nos preparar, ter os jogadores frescos, são três jogos fundamentais para apuramento para o Mundial de 2022. O Campeonato da Europa não tem nada a ver com isto. Aqui não vai estar na equação, não vai estar no meu pensamento nem no dos jogadores. No Campeonato da Europa já lá estamos, depois abordaremos todas as questões. Obviamente que é uma anormalidade, já deveríamos ter disputado um Campeanato da Europa. Não vale a pena arranjar desculpas, mas só estamos focados nestes três jogos, não pode haver outro foco. Segunda-feira serão fortemente alertados para esta situação, isto não tem nada a ver com o campeonato da Europa"

“Rui Patrício está convocado porque, a partir do momento em que acontece aquele incidente, procurámos imediatamente saber de todas as novidades sobre ele. O que nos foi dito é que ele está estável, perfeitamente normal, vai seguir um protocolo médico durante dois ou três dias, que é normal. Não haveria nenhum problema em ser convocado”.

“Tenho a certeza de que [Cristiano Ronaldo] vem, como sempre, super motivado. Não tem a ver com ter marcado mais golos ou menos. Espero bem que venha e, vem de certeza, com a mesma ambição que sempre demonstrou, não pensando em objetivos pessoais, mas em concretizar os da equipa nacional (...). Tem um sonho muito grande de participar naquilo que Portugal se propôs, o de poder participar no Campeonato do Mundo e vencê-lo”.

 (sobre João Palhinha) "Esta convocatória nada tem a ver com a do Europeu - não é nenhuma rampa de lançamento. Esta é uma convocatória para três jogos, são contextos distintos. Para estarmos salvaguardados, parece-me o número certo e os jogadores indicados. É sempre discutível, cada um terá a sua opinião e todas as opiniões são respeitáveis. Compete-me encontrar as soluções para o plano que tenho para os jogos e faço as minhas escolhas mediante isso, não olhando a outra coisa que não seja a qualidade dos jogadores. O Europeu será outra competição e, nessa altura, falaremos das opções que fizer.  É uma fase final e tudo será diferente. São outros timings. (...) A avaliação tem sido positiva, caso contrário não teria sido convocado. Havia outras opções, mas acho que tem tido uma prestação positiva. É um jogador com características próprias, semelhantes a outros jogadores, mas não tem um trajeto muito grande na Seleção e é importante avaliá-lo mais de perto.»

 


;
;
16 de Março 2021
Foto

André Sanano/FPF

Notícias