Vitória da qualidade

Seleção Sub-21

Seleção Nacional sub-21 bateu Noruega por 4-1 e continua a perseguir um lugar no Europeu 2021. Lei do mais forte prevaleceu no Estoril.

RECORDE AS INCIDÊNCIAS DA PARTTIDA 

RELATÓRIO MEDIA

RELATÓRIO TÉCNICO

FOTOGALERIA

A Seleção Nacional sub-21 bateu esta sexta-feira, no Estoril, a Noruega por 4-1 em partida da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021.

Portugal entrou muito bem na partida, demonstrando dinâmica e acutilância, predicados decisivos para a história de um primeiro tempo controlado e dominado quase na totalidade pela formação orientada por Rui Jorge.

Aos 6’ aconteceu o primeiro grande momento do jogo: Pedro Neto fez uma diagonal a partir do lado direito do ataque nacional e desferiu, ainda fora da área, um remate indefensável para Faye Lund. Estava inaugurado o marcador no Estádio António Coimbra da Mota, mas a gama de recursos da Equipa das Quinas continuou a evidenciar-se.

Demonstrando superioridade em diversos aspetos, a Equipa das Quinas ia-se sentindo confortável com a bola e desequilibrando não raras vezes a organização defensiva norueguesa. Numa dessas ocasiões, aos 16’, Pedro Neto recebeu um passe bem medido de Vítor Ferreira e a partir daí não descansou enquanto não viu a bola novamente no fundo das redes adversárias – objetivo que conseguiu após ter fintado três adversários.

A Noruega raramente incomodou a baliza guardada por Diogo Costa, mas reduziu a desvantagem no marcador aos 34’, por Larsen.

Motivados pelo golo no final da primeira metade, os noruegueses foram à procura do empate no início do segundo tempo e criaram dificuldades a Portugal, que tentava contrariar os argumentos adversários sendo fiel aos seus princípios de jogo. O terceiro golo da Equipa das Quinas, por Vitinha (69’), foi um duro golpe no ânimo dos nórdicos, que não mais colocaram em sobressalto o último reduto português.

Quando Dany Mota rematou certeiro, aos 88’, as contas desta importante vitória ficaram fechadas (4-1).

Clique aqui para consultar todos os resultados, a classificação geral e o calendário do grupo 7 da fase de qualificação para o Campeonato da Europa Eslovénia/Hungria 2021. 

Rui Jorge em discurso direto:

"Frente a uma equipa com a qualidade da Noruega, é difícil conseguir uma grande superioridade."

"Jogámos contra o vento e a qualidade do adversário tirou-nos a bola durante parte do primeiro tempo. Marcar nas duas oportunidades que tivemos no início, deu-nos algum conforto, mas nunca controlámos com bola."

"Na segunda parte, isso modificou-se, com o vento a nosso favor. Estivemos melhor, fomos mais fortes e mais seguros."

"É cedo para fazer contas. Passamos diretamente se formos primeiro, teremos de estar entre os segundos melhores se não o conseguirmos, e, tendo perdido apenas três pontos, isso terá, logicamente, de acontecer."

"Queremos continuar a ter boas prestações, representar bem o nosso país, que as pessoas gostem de ver jogar a equipa e as contas ficam para o final."

"Vamos tentar ir até ao último jogo para disputar o primeiro lugar com a Holanda, mas, para isso, teremos de ganhar todos os jogos até lá. Segue-se Gibraltar, que é um adversário de nível mais fraco, mas que vamos, obviamente, respeitar."

Florentino em discurso direto:

"Foi um bom jogo da nossa parte. Soubemos defender nos momentos sem bola e com bola tivemos qualidade. Fizemos um jogo compacto e estamos de parabéns. É um passo importante para o objetivo final, que é chegar ao Europeu, e um incentivo já para o próximo jogo.”

Joelson Fernandes em discurso direto:

"Foi um bom jogo. Penso que estivemos bem, apesar das dificuldades que a Noruega nos criou. Depois dos dois primeiros golos gerimos bem e na segunda parte os jogadores que entraram frescos também conseguiram ajudar. Agora vamos voltar ao trabalho para conseguirmos uma nova vitória com a seleção de Gibraltar."

"A experiência nos sub-21? Está a correr bem, o 'mister' tem apostado em mim e os colegas têm-me ajudado muito. A adaptação tem decorrido da melhor forma e estou muito satisfeito por estar aqui."

Vítor Ferreira em discurso direto:

"Sabíamos que tínhamos pela frente uma equipa complicada, que nos tinha feito passar por dificuldades no primeiro jogo. No entanto, estávamos completamente preparados para os defrontar e foi isso que demonstrámos com esta vitória."

"Claro que a estreia a marcar é muito especial. Já tinha marcado noutros escalões, mas nunca tinha marcado pelos sub-21. Foi bom, mas as exibições individuais só sobressaem se o coletivo estiver forte e trabalhamos sempre nesse sentido. O importante é que joguemos bem e consigamos a vitória."

Ficha de jogo
Fase de apuramento para o Campeonato da Europa Hungria/Eslovénia 2021
Grupo 7 - 6.ª jornada

Árbitro: Vilhjalmur Thorarinsson (Islândia)
Árbitros assistentes: Gylfi Mar Sigurdsson (Islândia) e Oddur Helgi Gudmundsson (Islândia)
Quarto árbitro: Helgi Mikael Jónasson (Islândia)

Portugal 4-1 Noruega (2-1 ao intervalo)

Portugal: Diogo Costa: Diogo Dalot (Pedro Pereira, 83'), Diogo Leite, Diogo Queirós, Nuno Mendes, Florentino, Vítor Ferreira (Daniel Bragança, 83'), Gedson Fernandes, Pedro Neto (Fábio Vieira, 62'), Rafael Leão (Dany Mota, 62') e Jota (Fábio Vieira, 62')
Suplentes não utilizados: Luís Maximiano, Rúben Vinagre, Pedro Gonçalve e Tomás Tavares
Treinador: Rui Jorge
Golos: Pedro Neto (6' e 16'), Vítor Ferreira (69') e Dany Mota (88')
Disciplina: nada a assinalar

Noruega: Julian Faye Lund (Kristoffer Klaesson, 8'), Odin Bjørtuft (Jesper Daland, 74'), Fredrik André Bjørkan (Marcus Holmgren Pedersen,, 46'), Kristoffer Askildsen, Johan Hove, Emil Bohinen (Kitolan, 74'), Jørgen Larsen, Nicholas Mickelson, Tobias Børkeeiet, Håkon Evjen e Kristian Thorstvedt (Jean Holm, 83')
Suplentes não utiizados: Fredrik Oppegård, Tobias Christensen, Ulrik Fredriksen,, Joshua Kitolano, Edvard Tagseth
Treinador: Leif Gunnar Smerud
Golos: Jørgen Larsen (34')
Disciplina: cartão amarelo a Håkon Evjen (23')


;

Notícias