Seleção A Feminina

Andreia Faria: futebol e um canudo

Futebol Fem. - Seleção A

Internacional portuguesa quer mostrar serviço a Francisco Neto, mas não deixa a faculdade para trás.

A Casa dos Atletas, em pleno coração da Cidade do Futebol, é por estes dias a sala de aula de Andreia Faria. Entre os treinos bidiários com a Seleção A feminina e as aulas virtuais de Gestão e Administração de Empresas, a centrocampista do SL Benfica diz não ter mãos a medir.

"Tem sido um estágio muito preenchido. Levanto-me às sete da manhã para tomar cedo o pequeno-almoço e começo a acompanhar as aulas da faculdade às 08h45, na plataforma Zoom. A essa hora, muitas das minhas colegas estão a fazer essa refeição", conta a jogadora, de 20 anos, que está no terceiro ano do Curso de Economia e Gestão da Universidade Católica.

Aluna de reconhecido mérito escolar, Andreia Faria acredita que vai conseguir conciliar sempre os estudos com a alta competição "até aos 32-33 anos", mas diz ter "um dilema para resolver em outubro".

"As minhas frequências coincidem com os jogos de qualificação frente ao Chipre. Se for convocada, como tanto desejo, não sei como é que vou resolver. Gostava de adiar essas avaliações. Espero que seja possível", explica.

Desde que se estreou na convocatória de Francisco Neto, a médio só pensa "em conquistar um lugar no grupo". "Só tenho 20 anos mas quero agarrar a oportunidade que me estão a dar. Tento dar sempre o máximo nos treinos", conta a jovem, que realizou 20 pela equipa principal do SL Benfica na época passada.

Admiradora do estilo de jogo de Cláudia Neto, a jovem centrocampista diz que "é um prazer treinar lado a lado" com a atleta da Fiorentina. "Ela sabe que a admiro desde criança. Nunca pensei que iríamos coincidir aqui na Seleção. É muito bom", refere.

Questionada sobre as suas maiores qualidades, Andreia Faria aponta "a visão de jogo", "o posicionamento dentro de campo" e "a técnica". "Mas a maior de todas é a vontade de melhorar em todos os aspetos", acrescenta, reconhecendo que podia "ser mais assertiva na tomada de decisão, nomeadamente no último passe".  

Preparos prosseguem na Cidade do Futebol

As comandadas de Francisco Neto realizaram, esta terça-feira, mais uma sessão de treino na Cidade do Futebol, com os olhos postos nos jogos de qualificação que irão disputar em outubro, diante do Chipre.

Recorde-se que os jogos inicialmente agendados para setembro, diantede Finlândia e Escócia, foram adiados para o mês de fevereiro de 2021. Já a fase final do Europeu, inicialmente marcada para o verão de 2021, passou para julho de 2022, mantendo-se a Inglaterra como anfitriã.

Portugal encontra-se na terceira posição do Grupo E de qualificação, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com dez pontos e mais dois encontros disputados.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um "play-off" em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Programa de atividades da Seleção Nacional:

16.09.2020 | quarta-feira
17h00 Jogo-treino

17.09.2020 | quinta-feira
10h30 Treino

18.09.2020 | sexta-feira
10h30 Treino
17h30 Treino

19.09.2020 | sábado
17h00 Jogo-treino 

20.09.2020 | domingo
10h30 Treino
16h00 Regresso aos clubes


;

Notícias