Seleção A Feminina

Stefanie da Eira: regresso com sentimento especial

Futebol Fem. - Seleção A

Centrocampista nascida na Suíça volta às opções de Francisco Neto seis anos depois.

De regresso às escolhas de Francisco Neto, após ausência de seis anos, a centrocampista Stefanie da Eira não esconde a satisfação por treinar esta segunda-feira de quinas ao peito e assume a esperança de ser convocada no futuro, durante a qualificação para o próximo Campeonato da Europa. 

FOTOGALERIA

"Fiquei feliz e um pouco surpreendida com a chamada. Tentarei fazer o meu melhor, dar seguimento ao trabalho que faço no meu clube [o Young Boys, na Suíça]. Vou tentar convencer o professor [Francisco Neto] a trazer-me outra vez. Seria fantástico se pensasse em mim para o apuramento", refere Stefanie da Eira, que nasceu na Suíça, filha de pais portugueses, e chegou a representar os escalões de sub-17 e sub-19 da seleção helvética.

Para a jogadora, de 27 anos e 1.78m, vestir a camisola das Quinas "é sempre um orgulho", mas "o sentimento desta vez é mais especial". "Estive afastada primeiro por lesão e depois devido à minha profissão. Sou consultora imobiliária e não conseguia conciliar os meus afazeres com estágios longos em Portugal. As coisas foram mudando e há muito que ambicionava este regresso, até para honrar a memória do meu pai", explica a fpf.pt, com a voz embargada de emoção.

"Durante todo o tempo em que esteve presente na minha vida, o meu pai acompanhou-se sempre no futebol e foi a pessoa que mais me encorajou a jogar, apesar de ter estranhado no início, quando disse, aos 13 anos, que queria ser futebolista. Ele adorava ver-me na Seleção portuguesa, era uma honra enorme para ele, que nasceu em Samardã, Trás-os-Montes. Infelizmente, partiu em maio e não foi a tempo de me ver aqui", lamenta. 

A atleta conta que o seu irmão mais velho, Patrick, também seguiu carreira no futebol, representando o FC Bern II. Revela, ainda, o conselho que a mãe lhe deu antes de rumar a Lisboa e à Cidade do Futebol: "Disse-me para perder os laivos de timidez que ainda tenho e mostrar toda a minha qualidade ao treinador. A minha família dá-me muito apoio".  

Viu Portugal no Euro 2017

Nos seis anos de afastamento da armada lusa, Stefanie da Eira não deixou de acompanhar a equipa. "Incialmente, desliguei-me um bocadinho, doeu-me. Depois comecei a espreitar. Por exemplo, vi na televisão o que a equipa fez no Europeu da Holanda. Nos útimos tempos, depois de o professor Francisco [o Selecionador] me contactar, passei a seguir com mais atenção. Sentia mesmo que esta era a altura de regressar. Era agora ou nunca mais", sublinha.

Lembrando que, na última passagem pela Seleção, "estavam onze jogadoras do grupo que está agora em estágio", Stafanie diz notar "grandes evoluções na equipa". "Acho que elas melhoraram muito. A equipa tem cada vez mais qualidade. Isso vê-se até nos treinos", anota. 

Dzsenifer Marozsán é inspiração

A jogar no meio-campo, Stefanie cita como sua grande inspiração a internacional alemã Dzsenifer Marozsán, de origem húngara e colega de Jéssica Silva no Olympique de Lyon.. "Tem uma qualidade técnica notável e sabe ler muito bem o jogo. Quero chegar ao nível dela", diz a lusodescendente.

Grupo completo

Diana Silva, Stefanie da Eira e Francisca Cardoso, que se juntaram à comitiva lusa apenas no domingo, integraram os treinos desta segunda-feira. Francisco Neto já tem por isso todas as jogadoras convocadas à sua disposição.

A Seleção Nacional feminina A completa o estágio de preparação no dia 20, domingo, após a realização de treze sessões de treino na Cidade do Futebol.

Qualificação em Outubro

A armada lusa, recorde-se, está a preparar-se para disputar a qualificação para o próximo Europeu, que será retomada em outubro, com dois jogos frente ao Chipre, fora e em casa**.

A fase final do Europeu, inicialmente marcada para o verão de 2021, passou para julho de 2022, mantendo-se a Inglaterra como anfitriã. Portugal encontra-se na terceira posição do Grupo E de qualificação, com quatro pontos, atrás da Escócia, que tem seis, e da líder Finlândia, com dez pontos e mais dois encontros disputados.

Apuram-se para a fase final os vencedores de cada grupo mais os três segundos classificados com melhores resultados face ao primeiro, terceiro, quarto e quinto no seu grupo. Os restantes segundos vão disputar um "play-off" em data a definir, para assegurar as últimas três vagas na fase final.

Programa de atividades da Seleção Nacional:

15.09.2020 | terça-feira
10h30 Treino
17h30 Treino

16.09.2020 | quarta-feira
17h00 Jogo-treino

17.09.2020 | quinta-feira
10h30 Treino

18.09.2020 | sexta-feira
10h30 Treino
17h30 Treino

19.09.2020 | sábado
17h00 Jogo-treino 

20.09.2020 | domingo
10h30 Treino
16h00 Regresso aos clubes

**Calendário da qualificação para o Euro feminino está sujeito a alterações em função da evolução da pandemia de COVID-19 e dos interesses das seleções nacionais.

 


;
;
14 de Setembro 2020
Foto

Diogo Pinto/FPF

Notícias