Triunfo imaculado

Seleção A

A Equipa das Quinas venceu a congénere da Croácia por 4-1, naquele que foi o primeiro jogo da segunda edição da Liga das Nações.

CONSULTE AQUI O PROGRAMA DE JOGO.

A tarefa adivinhava-se difícil, pois o adversário era nada mais nada menos do que o finalista vencido do último Campeonato do Mundo, a Croácia. Além disso, Portugal apresentava-se com uma ausência de peso, dado que o capitão Cristiano Ronaldo não constava na ficha de jogo, a contas com uma lesão.

Se o jogo se previa equilibrado, desde cedo que os comandados de Fernando Santos mostraram ao que vinham. Dominadores, a pressionarem alto, por vezes até algo sufocantes no caudal ofensivo, Portugal podia ter construído no primeiro tempo um resultado extremamente confortável, tivesse concretizado as oportunidades flagrantes de que dispôs. O azar era tal que a Seleção Nacional viu serem devolvidas pelos ferros da baliza de Livakovic quatro (!) bolas com 'selo de golo'.

Ainda assim, como diz o ditado popular, "água mole em pedra dura, tanto bate até que fura" e foi à 'lei da bomba' que o marcador foi inaugurado no Estádio do Dragão. João Cancelo (41'), de pé esquerdo e de fora da área dispara fortíssimo para o fundo da baliza croata. Portugal estava na frente e regressava aos balneários com uma vantagem que apenas pecava por ser escassa. 

No reatamento da partida, a Equipa das Quinas continuou a controlar as incidências do encontro e foi com naturalidade que a vantagem foi alargada. Aos 58 minutos, Diogo Jota faz o segundo golo. Após boa combinação com Raphael Guerreiro, Diogo Jota apareceu cara-a-cara com o guardião adversário e não vacilou na hora de finalizar, fazendo o primeiro pela equipa principal portuguesa.  

Aos 70 minutos, foi a vez de mais um jogador inscrever, pela primeira vez na carreira, o seu nome na lista de marcadores pela Seleção Nacional. João Félix em zona central, à entrada da grande área, disparou um 'míssil' e avolumou a vantagem da formação campeã da Europa.

Com o vencedor da partida praticamente identificado, apareceram ainda mais dois golos no período de descontos. Petkovic (90+1') marcou o golo de honra da equipa croata, mas André Silva (90+4') com um desvio subtil à boca da baliza confirmou a goleada portuguesa. 

Depois da conquista da Liga das Nações, frente à Holanda, no mesmo palco, o Estádio do Dragão voltou a acolher um encontro da mesma competição e voltou a deixar boas memórias à Equipa das Quinas. Segue-se agora a Suécia, fora de portas, na segunda jornada do grupo.


;

Notícias