Do 8 ao 80: Todos os vencedores

Taça de Portugal Placard

O fpf.pt dá-lhe a conhecer alguns dos factos e histórias mais marcantes da prova rainha do futebol português.

Já 13 equipas, ao longo de 79 edições, conseguiram juntar o troféu da Taça de Portugal ao seu palmarés.

A Académica OAF foi a primeira equipa vencedora, ao conquistar a prova em 1938/1939, após vencer o SL Benfica na final, por 4-3. Tal façanha voltaria a ser repetida apenas 73 anos mais tarde, em 2012, quando, desta feita, os ‘estudantes’ venceram o Sporting CP por 1-0, no Jamor.

Além da Académica, também o SC Beira-Mar (1), Leixões SC (1), Estrela da Amadora (1), CD Aves (1), Vitória SC (1), SC Braga (2), CF Os Belenenses (3), Vitória de Setúbal (3), Boavista FC (5), FC Porto (16), Sporting CP (17) e SL Benfica (26) conquistaram a prova rainha do futebol português.

O último troféu disputado pertence ao Sporting CP que, a 25 de maio de 2019, venceu o FC Porto, também no Estádio do Jamor. Num empate a dois golos no prolongamento, os ‘leões’ foram mais felizes no desempate por grandes penalidades e ultrapassaram os ‘dragões’ no segundo lugar do pódio de equipas com mais troféus. Esta temporada ou a equipa comandada por Sérgio Conceição iguala a turma de Alvalade ou o SL Benfica ganha nova distância para os rivais.

Se retirarmos os três mais titulados da equação, a última equipa a levantar o troféu foi o CD Aves. Falamos da época 2017/2018, tendo a formação orientada, na altura, por José Mota superado o Sporting CP por 2-1.

 

Ainda a destacar a conquista do SC Beira-Mar, em 1998/1999. Essa final fica marcada por ter sido a última sem a presença de SL Benfica, Sporting CP ou FC Porto. Nesse dia, o adversário da equipa de Aveiro foi o Campomaiorense. O jogo terminou com uma vitória do SC Beira-Mar por 1-0.

Falando agora de conquistas seguidas, o recorde pertence ao SL Benfica com quatro vitórias consecutivas...em cinco anos. Ainda nenhuma formação conseguiu vencer a prova em quatro anos seguidos, mas o SL Benfica já a venceu por quatro vezes de forma consecutiva. Passamos a explicar: entre 1948/1949 e 1952/1953 apenas o clube da Luz ergueu a prova rainha do futebol português. Contudo, esta sequência é interrompida em 1949/1950, ano em que a competição não foi disputada devido à organização da Taça Latina no Jamor. Curiosamente, o SL Benfica também venceu essa competição, naquela que foi a primeira conquista internacional da história das ‘águias’.


;