FPF integra grupo das modalidades de pavilhão

FPF

Futsal junta-se ao andebol, basquetebol, patinagem e voleibol na defesa de interesses comuns.

A Federação Portuguesa de Futebol associa-se através do futsal ao grupo de trabalho das modalidades coletivas de pavilhão, criado no âmbito da situação de emergência motivada pela pandemia da COVID-19, e que inclui as federações de Andebol, Basquetebol, Patinagem e Voleibol.

A retoma das competições das diversas modalidades é neste momento a preocupação comum das federações que trabalham numa proposta conjunta que será entregue às autoridades, nomeadamente o Instituto Português do Desporto e da Juventude e a Direção Geral da Saúde.

O grupo de trabalho pretende articular com as autoridades sanitárias as condições indispensáveis que viabilizem o regresso da atividade, numa primeira fase ao ar livre e posteriormente em recinto fechado. A inclusão neste grupo do futsal, sendo um desporto ‘indoor’, faz todo o sentido e é muito bem acolhida por todas as federações.

Fernando Gomes destaca “a importância das várias federações estarem alinhadas quando os interesses são comuns” e “agradece aos vários parceiros federativos a disponibilidade demonstrada para acolherem o futsal neste grupo”.

O presidente da FPF reafirma “a prioridade de, em conjunto, podermos encontrar as melhores condições de segurança e saúde para o regresso das nossas competições. Sabemos que é isso que os portugueses esperam de nós e sabemos que estaremos à altura desta missão”.

Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, sublinha o “desejo de regressarmos o mais cedo possível aos treinos e à competição em segurança para todos. As modalidades, agora com o envolvimento do futsal, estão a trabalhar conjuntamente para que isso seja possível. Estou certo que o desporto será capaz de ultrapassar a situação e regressar ainda com mais força”.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, sublinha que “não é preciso estar muito atento para constatar e reconhecer o mérito do trabalho, da criatividade e da inovação da FPF. A associação do futsal ao grupo das federações das modalidades de pavilhão é vista com enorme satisfação e sobretudo como uma mais valia. Vamos juntar mais uma voz, com um peso enorme, para seguirmos aquele que nos parece ser o melhor caminho para a retoma da nossa atividade e que estará sempre de acordo com as medidas preventivas no âmbito da COVID-19”.

Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal, sublinha a integração do futebol no quadro de uma “relação entre federações que ocupam o mesmo espaço mas que não são rivais. Saúdo a entrada da FPF, através do futsal, que é um reforço nesta relação de parceiros. A resolução de questões comuns e o consequente respeito pela especificidade de cada um de nós, está agora mais forte através desta relação de trabalho. Seguiremos unidos pelo desporto em Portugal”.

Vicente Araújo, presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, afirma que o futebol “é muito bem-vindo a este grupo de trabalho e seguramente vai enriquecê-lo com os seus contributos. Trará mais ideias, mais soluções e mais propostas para a discussão de assuntos que são transversais a estas cinco modalidades. Beneficiaremos da participação da FPF através do futsal, assim como o futsal certamente também colherá vantagens com a vivência neste grupo. Sairemos todos a ganhar”.

 


;

Notícias