Portugal está na final do Mundial!

Futebol Praia - Seleção A

Vitória frente ao Japão no desempate por penáltis (2-1, após 3-3 no prolongamento) garante presença no jogo do título.

Estamos na final do Mundial de Futebol de Praia! A Seleção Nacional bateu, este sábado, o Japão, no desempate por penáltis (2-1), após um empate a três golos que se manteve até ao fim do prolongamento.

A Equipa das Quinas começou melhor, com Léo Martins a marcar logo aos 2'. Ozu Moreira, capitão dos nipónicos, igualou à passagem dos 11', após remate fortíssimo. No fim do segundo tempo, a formação asiática estava em vantagem, depois de um tento anotado por Shusei Yamauchi (13'). O terceiro período contou com clara superioridade portuguesa, num jogo apoiado e de paciência para encontrar os melhores espaços. Bê Martins (28' e 30') bisou e deu a volta ao marcador. No entanto, perto do fim, e já perante uma chuva torrencial, Akaguma (35') fez o 3-3, resultado que se manteve até ao final do prolongamento.

Na decisão por penáltis, Ozu Moreira e Tabata falharam para os nipónicos (Yamauchi marcou), enquanto Madjer e Coimbra tiveram sucesso e, deste modo, Portugal avançou para o jogo do título mundial.

Na final (agendada para este domingo, às 21h, transmissão na RTP2), a Equipa das Quinas vai defrontar a congénere da Itália, que bateu a Rússia por 8-7 no prolongamento.

Portugal procura a sua terceira vitória em Mundiais (2001 e 2015).

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:

"O jogo foi aquilo que previmos. Um Japão muito dependente do Ozu, com dois pivots muito fortes, que dão muito trabalho às equipas adversárias. Os jogadores tiveram de se bater que nem leões com aqueles dois 'bichos'. Conseguimos ser mais eficazes nos pontapés de penálti e estamos de parabéns."

"As finais são para se ganhar e é isso que vamos tentar fazer. A Itália trabalha mais a bola, tem nos ponatpés de bicicleta do Gori um dos seus pontos fortes, mas também tem jogadores que chutam bem de qualquer lado. É uma equipa muito forte. Atualmente somos nós os campeões da Europa, mas no anterior foram eles e mantêm o mesmo plantel. Quero saudar todos os países com futebol de praia na Europa pelo trabalho que fazem durante o ano. A qualidade está à vista: dois países do Velho Continente na final do Mundial."

Madjer em discurso direto:
- "Estávamos preparados para o que vínhamos enfrentar. A equipa do Japão estava muito motivada e queria fazer história. Aqui ficou a prova de que estas seleções vêm aos Mundiais para tentar vencer. No entanto, Portugal, com todos juntos e na vibração máxima, é muito difícil de bater"

- "Agora é preciso descansar. É uma competição de grande desgaste e neste jogo ainda mais pelas condições meteorológicas adversas que aqui tivemos. Queremos culminar este ano da melhor forma".



Confira o Media Guide

Veja as melhores fotografias

Ficha de Jogo
FIFA Mundial de Futebol de Praia 2019
Assunção, Paraguai
Estádio Mundialista “Los Pynandi”
Meias-finais

1.º Árbitro: Lukasz Ostrowski (Polónia)
2.º Árbitro: Bakhtiyor Namazov (Uzbequistão)
3.º Árbitro: Ingilab Mammadov (Azerbaijão)
Cronometrista: Vitalij Gomolko (Lituânia)

JAPÃO 3-3 (1-2 pen) PORTUGAL (1.º P: 1-1) (2.º P: 2-1) (3.º P: 3-3) (Prolongamento: 3-3)

Japão (cinco inicial): Shingo Terukina, Takuya Akaguma, Kosuke Matsuda, Naoya Matsuo e Ozu Moreira (Cap.)
Jogaram ainda: Tomoya Ginoza, Teruki Tabata,Tomoyuki Iino, Masayuki Komaki, Shusei Yamauchi e Masanori Okuyama
Suspenso: Takaaki Oba
Treinador: Ruy Ramos
Golos: 1.º Período: Ozu Moreira (11'); 2.º Período: Shusei Yamauchi (13') e Akaguma (35')
Disciplina: Cartão amarelo a Ozu Moreira (14') e Shusei Yamauchi (13')

Portugal (cinco inicial): Elinton Andrade, Rui Coimbra, Jordan, Bê Martins e Léo Martins
Jogaram ainda: Tiago Petrony, Bruno Torres, André Lourenço, Rúben Brilhante, Belchior,  Von e Madjer (Cap.)
Treinador: Mário Narciso.
Golos: 1.º Período: Léo Martins (2'); 3.º Período: Bê Martins (29' e 30')
Disciplina: nada a assinalar


;
;
30 de Novembro 2019
Foto

FIFA

Notícias