Campeonato de Portugal

Ações contra match-fixing na Liga Revelação e Campeonato de Portugal

Liga Revelação

Segunda fase de sessões de prevenção contra match-fixing inicia-se esta terça-feira em Mação. FPF vai sensibilizar clubes da Liga Revelação e Campeonato de Portugal.

Arranca esta terça-feira, a 2.ª fase do "Programa de prevenção, formação e educação sobre o combate à manipulação de competições e corrupção desportiva". Até ao final da época desportiva, todos os clubes participantes na Liga Revelação e parte dos clubes do Campeonato de Portugal vão receber ações de sensibilização sobre o match-fixing.

As sessões serão lecionadas por Rute Soares, Integrity Officer da FPF, e vão contar com a participação do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

O objetivo desta segunda fase é chegar aos clubes da Liga Revelação que ainda não foram visitados na 1ªfase e corresponder a vários pedidos de clubes que militam no Campeonato de Portugal. As ações têm por objetivo explicar o fenómeno da viciação de resultados e alertar e dotar os intervenientes de conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma online onde qualquer agente pode denunciar tentativas de abordagem ou abordagens suspeitas.

Em declarações a fpf.pt, Rute Soares explicou o âmbito da seg: "No ano passado fizemos estas ações, em conjunto com o Sindicato de Jogadores e  a Liga Portugal em todos as equipas do futebol profissional, na Liga Sport Zone, Seleções Nacionais com árbitros e dirigentes. Foram 78 formações que englobaram 3200 agentes desportivos. Já esta época propusemos-nos fazer o mesmo na Liga Revelação e no Campeonato de Portugal. Hoje, em Mação, iniciamos a segunda fase deste esforço de sensibilização para os valores da integridade no futebol, os direitos e os deveres de cada agente desportivo, as consequências para a carreira desportiva dos jogadores ou treinadores envolvidos e os mecanismos de proteção ao alcance de cada um deles", finalizou.


;

Notícias