Vitória ao cair do pano

Seleção Sub-17

A formação portuguesa iniciou, esta segunda-feira, a participação na Ronda de Elite, com um triunfo frente à congénere eslovaca, por 2-1

A Seleção Nacional sub-17 entrou da melhor forma na Ronda de Elite de acesso ao Europeu. A Equipa das Quinas bateu, esta segunda-feira, na Ribeira Brava, a Eslováquia por 2-1, no encontro da primeira jornada do Grupo 4 da etapa decisiva.

Portugal iniciou o encontro de forma pressionante, com o extremo Félix Correia a adiantar a formação lusa aos 11', a passe de Saldanha. Com mais oportunidades de golo e posse de bola, a equipa orientada por Rui Bento bem tentou aumentar a vantagem, mas o intervalo chegou com o 1-0 ainda a prevalecer.

No arranque da segunda metade do encontro, Patrik Iľko (56') finalizou vitoriosamente uma assistência de Lavrinčík. Portugal, depois do empate encaixado, subiu ainda mais as suas linhas e arriscou em busca da vitória. O triunfo acabou mesmo por surgir nos últimos segundos, com Francisco Saldanha a marcar aos 80'+4.

Rui Bento, Treinador Nacional, em discurso direto:
- "Foi, sem dúvida, um resultado justo. A haver alguma equipa a vencer tínhamos de ser nós. Tivemos mais oportunidades, corremos mais riscos, fomos a equipa com mais bola e com mais iniciativa. A Eslováquia tem uma abordagem difícil de contrariar, que joga muito na profundidade, em transição. Conseguimos neutralizar essas situações e acabámos por sofrer um golo na única ocasião de golos que tiveram. Estivemos muito bem no primeiro tempo. Não entrámos tão bem na segunda metade, mas continuámos a acreditar até ao fim e fomos recompensados com isso".

- "Muitos dos jogadores já têm um número significativo de internacionalizações, mas este é também o primeiro desafio que têm de uma qualificação, de um objetivo mais sério. Mexe sempre um pouco com eles e senti uma pontinha de ansiedade".

No outro encontro da primeira jornada deste Grupo 4, a Suíça bateu a Finlândia por 2-1.

Classificação:   J        V       E       D   GM-GS    P
1 - Portugal       1        1       0       0       2-1        3
2 - Suíça            1        1       0       0       2-1        3
3 - Finlândia      1        0       0       1       1-2        0
4 - Eslováquia   1        0       0       1       1-2        0

Nesta Ronda de Elite, a formação orientada por Rui Bento ainda vai enfrentar a Suíça na quinta-feira, encerrando a etapa no domingo, com um encontro frente à Finlândia. Ambas as partidas estão marcadas para às 16h00, no Estádio dos Barreiros, Funchal.

Os primeiros classificados dos oito agrupamentos, assim como os 7 melhores segundos classificados - com o melhor registo frente ao primeiro e terceiro - passam à fase final da competição, que será disputada em Inglaterra, entre 4 e 20 de maio de 2018.

Confira aqui as melhores fotos

Ficha de Jogo
1.ª jornada do Grupo 4 da Ronda de Elite
Acesso à fase final do Europeu
Estádio do Centro Desportivo da Madeira, Ribeira Brava


Árbitro: Nicholas Walsh (Escócia)
Árbitros assistentes: Andrew Kirkland (Escócia) e Jørleif Djurhuus (Ilhas Faroé)
Quarto árbitro: Kári Jóannesarson Á Høvdanum (Ilhas Faroé)

Portugal 2-1 Eslováquia (1-0 ao intervalo)

Portugal: João Monteiro, João Ferreira, Francisco Saldanha (cap.), Levi Faustino, Tomás Tavares, Rodrigo Fernandes, Henrique Jocu, Nuno Cunha (Ronaldo Camará, 65'), Félix Correia, Jair Tavares (Tiago Gouveia, 75') e Gonçalo Gomes (Eduardo Ribeiro, 67')
Suplentes não utilizados: Gonçalo Tabuaço, Sandro Cruz, Tiago Matos, Bernardo Silva, Rodrigo Valente, Gonçalo Borges.
Treinador: Rui Bento
Golos: Félix Correia (11') e Francisco Saldanha (80'+4)
Disciplina: Amarelo a Gonçalo Gomes (63') e a Jocu (60')

Eslováquia: Ivan Rehák, Marián Tandara, Simon Dolinsky, Ivan Mesík, Alexander Tóth, Samuel Lavrincík, Filip Lichy (cap.), Patrik Iľko (Lukás Letenay, 71'), Krisztián Bari (Marcel Vasil, 61'), Patrik Myslovic e Dávid Strelec (Matús Begala, 77').
Suplentes não utilizados: Nicolas Bajnóczi, Matús Maly, Peter Pokormy, Michal Dopater, Oliver Burian, Matús Katunsky
Treinador: Samuel Slovák
Golos: Iľko (56')
Disciplina: Amarelo a Tandara (52')


;

Notícias