Rui Jorge-"Qualidade coloca-nos mais próximos da vitória"

Seleção Sub-21

Portugal já fez treino oficial de adaptação ao estádio onde enfrenta, esta terça-feira, às 14h30, a Bósnia-Herzegovina. Rui Jorge confiante na qualidade da equipa.

A Seleção Nacional sub-21 realizou, esta segunda-feira, no BH Football Training Center, o último treino antes da partida frente à Bósnia-Herzegovina, a realizar amanhã, pelas 14h30 (hora portuguesa), em Zenica.  

No treino de adaptação ao recinto, onde irá decorrer o segundo encontro de qualificação de Portugal para o Euro 2019, Rui Jorge contou com a disponibilidade total dos 23 jogadores convocados. 

Ainda antes, em declarações aos jornalistas portugueses presentes na Bósnia-Herzegovina, Rui Jorge fez a antevisão do encontro desta terça-feira. 

O Selecionador Nacional sub-21 disse que se a equipa "demonstrar a qualidade” terá “boas hipóteses de vencer” o adversário.

 Sublinahdo o bom trabalho realizado ao longo desta semana, o responsável máximo pela Equipa das Quinas rotulou a congénere Bósnia como uma "equipa agressiva e que defende bem, sem grandes destaques individuais”.

Rui Jorge acredita que Portugal “vai dominar grande parte do jogo” e manifestou o desejo de manter o bom início do apuramento depois da vitória caseira sobre o País de Gales: "Todos os jogos são importantes, porque permitem obter um final mais tranquilo e resolver a situação mais rapidamente”, explicou.

O Selecionador Nacional sub-21 deixou ainda uma mensagem de confiança nos seus jogadores: “Quem jogar vai ter oportunidade de demonstrar a sua qualidade e é isso que nós esperamos deles”, terminou.

Austríaco nomeado pela UEFA

A UEFA já anunciou que o encontro entre Bósnia Herzegovina e Portugal será apitado pelo austríaco Manuel Schuettengruber que terá como árbitros assistentes os compatriotas Roland Brandner e Clemens Schuettengruber Dieter Muckenhammer será o quareto árbitro. 

Roménia na frente

Recorde-se que este é o segundo encontro de Portugal na qualificação para o Euro 2019.  No passado mês de setembro, a Equipa das Quinas venceu, em Chaves, o País de Gales por 2-0, e ocupa, com menos três jogos disputados que a maioria das equipas, o quinto lugar da tabela na corrida pela presença em Itália.  

Recorde-se que na passada esexta-feira, a Roménia, líder isolada da classificação, foi à Suíça vencer por 2-0. Igualmente anteontem, o País de Gales venceu o Liechtenstein por 1-3. 

Neste momento a clasisficação está ordenada da seguinte maneira:

1-Roménia:          4 jogos 10 pontos
2-País de Gales:  3 jogos  6 pontos 
3-Suiça                 4 jogos 4 pontos
4-Bósnia               3 jogos 3 pontos
5-Portugal             1 jogo   3 pontos
6-Liechtenstein       3 jogos 0 pontos

Para esta partida de qualificação foram chamados 23 jogadores. Eis a lista completa de convocados:

Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Joel Pereira (Manchester United) e Pedro Silva (Sporting CP)

Defesas: Fernando Fonseca (Estoril Praia), Ivanildo Fernandes (Sporting CP), Jorge Fernandes (FC Porto), Diogo Dalot (FC Porto), Rúben Dias (SL Benfica), Francisco Ferreira (SL Benfica), Pedro Amaral (SL Benfica) e Yuri Ribeiro (Rio Ave FC).

Médios: Rúben Neves (Wolverhampton), Xadas (SC Braga), Pedro Rodrigues (Estoril-Praia); João Carvalho (SL Benfica), João Gamboa (Marítimo Madeira), Pedro Delgado (Sporting CP), Rafael Barbosa (Sporting CP), João Félix (SL Benfica) e Gil Dias (AC Fiorentina).  

Avançados: Diogo Jota (Wolverhampton), Heriberto Tavares (SL Benfica), Diogo Gonçalves (SL Benfica).

Clique aqui para consultar o dossiê de imprensa que inclui o programa da Seleção

Euro 2019

Na fase de qualificação do Europeu de Itália 54 países competem pelas onze vagas na fase final do Euro sub-21,a disputar em 2019.

Os nove vencedores dos grupos qualificam-se diretamente para a fase final do Euro 2019, a disputar em Itália, cuja seleção já está automaticamente qualificada, e em San Marino. 

Os quatro melhores classificados dos nove grupos - tendo em conta apenas os resultados frente aos cinco primeiros classificados de cada grupo, disputarão um play-off para definir os dois últimos classificados para o Euro 2019.

Com destaque para as seleções do Kosovo e Gibraltar, estreantes em fase de qualificação para o Euro sub-21, os nove grupos ficaram assim definidos:

Grupo 1: República Checa, Croácia, Grécia, Moldávia, Bielorrússia e San Marino

Grupo 2: Espanha, Eslováquia, Islândia, Albânia, Estónia e Irlanda do Norte.

Grupo 3: Dinamarca, Polónia, Finlândia, Geórgia, Lituânia e Ilhas Faroé.

Grupo 4: Inglaterra, Holanda, Ucrânia, Escócia, Letónia e Andorra.

Grupo 5: Alemanha, Israel, Noruega, República da Irlanda, Azerbaijão e Kosovo.

Grupo 6: Suécia, Bélgica, Turquia, Hungria, Chipre e Malta.

Grupo 7: Sérvia, Áustria, Rússia, Macedónia, Arménia e Gibraltar.

Grupo 8: Portugal, Suíça, Roménia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Liechtenstein.

Grupo 9: França, Eslovénia, Montenegro Bulgária, Kasaquistão e Luxemburgo.


;

Notícias