Valadares Gaia vence em casa do Rio Ave

Futebol Fem. - Liga BPI

Vitória consolida lugar no pódio

O Valadares Gaia FC foi ganhar a casa do Rio Ave FC, registando a quarta vitória em oito jornadas, passando a somar 14 pontos, pecúlio suficiente para preservar o lugar no pódio.

A preciso de pontos para ganhar folêgo na luta pela manutenção, as vilacondenses entraram melhor na partida, mas as visitantes souberam controlar o ímpeto das rivais e responder na mesma medida. 

A primeira oportunidade de golo surgiu aos 12 minutos, quando Carlota Cristo surgiu na área do Valadares mas não teve pontaria para atirar a contar. A capitã Jennie Lakip assegurou a resposta gaiense, três minutos depois, mas o seu cabeceamento também não foi perfeito, pese embora o bom movimento na antecipação à guardiã Cassie Coster.

A primeira parte não foi realmente pródiga em ocasiões de golo e foi preciso esperar pelo minuto 44 para ver o perigo rondar uma das balizas. Neste caso, a do Rio Ave: Vânia Duarte, lateral do Valadares Gaia, subiu no terreno e atirou de longe, levando a bola a passar bem perto da trave adversária. 

O empate assentava que nem uma luva ao intervalo e o equilíbrio manteve-se ao longo da 2.ª parte, agora com ligeiro ascendente do Valadares Gaia.

Carolina Ferreira dispôs da primeira oportunidade de golo, após o reatamento, rematando ao lado da baliza do Rio Ave, aos 49 minutos. Jennie Lakip voltou a tentar o golo de cabeça, mas desta vez acertou em cheio na figura de Cassie Coster (52'). E como não há duas sem três, Morgan Stone desperdiçou mais uma ocasião de golo para o Valadares Gaia (53'), a terceira no espaço de quatro minutos. O Rio Ave acusou o toque e respondeu com duas tentativas de golo, por Madalena Fernandes (56') e Carlota Cristo (57').

Mais intenso e melhor jogado, o desafio conheceu outro destino quando Erica Meg abriu a contagem, na conversão de um pontapé de penálti, aos 65 minutos.

O Rio Ave tentou contrariar a vantagem visitante e o empate esteve à vista em duas ocasiões, ambas protagonizadas por Chardonnay Curran, que esteve à beira do golo aos 83 e aos 84 minutos. 

Absolutamente letal, Jennie Lakip assumiu o estatuto de capitã e liderou o grupo rumo à vitória, assinando ela própria o golo que acabou por sentenciar o jogo. Assistida por Morgan Stone, a norte-americana assinou o 2-0 final, aos 86 minutos. 

O resultado final mantém o Valadares Gaia no 3.º lugar e prende o Rio Ave na zona de aflição. 

Confira aqui todos os resultados e a classificação da Liga BPI.

FICHA DO JOGO
RIO AVE FC 0-2 VALADARES GAIA FC
Resultado ao intervalo: 
LIGA BPI - 8.ª JORNADA
ESTÁDIO DO RIO AVE FC

EQUIPA DE ARBITRAGEM
ÁRBITRA PRINCIPAL: 
Filipa Cunha
ÁRBITRAS AUXILIARES: Rafaela Almeida e Patrícia Araújo
QUARTO ÁRBITRO: Ana Oliveira
VAR: Duarte Oliveira
AVAR: João Bento

RIO AVE FC: Cassie Coster, Sydney Shepherd ( Inês Matos, 75'), Madison Wolfbauer, Madalena Fernandes, Ana Assucena, Regina Pereira [cap], Chardonnay Curran, Ana Carolina Ferreira (Cristiana Martins, 75'), Rielee Fetty, Mélissa Gomes (Serena Queirós, 82'), Carlota Cristo (Mafalda Nunes, 76').
Suplentes não utilizadas: Andrea Neves, Paulinha Ferreira, Beatriz Conduto, Maria Rodrigues,Nikole Solis.
Treinador: João Marques
Disciplina: Nada a registar.

VALADARES GAIA FC: Carol Alves, Carolina Ferreira, Daniela Areia Santos, Vânia Duarte (Inês Barge, 72'), Beatriz Barbosa (Sara Monteiro, 88'), Louisa Aniwaa, Ana Teles (Daniela Santos, 88'), Morgan Stone, Erica Meg, Jennie Lakip [cap] (Inês Silva, 90'+1), McKenna Martinez (Laura Luís, 71').
Suplentes não utilizadas: Mariale, Ana Cruz, Carlyn Presley, Evy Pereira.
Treinador: Zé Nando
Disciplina: Nada a registar.

GOLOS: 0-1 Erica Meg (65'); 0-2 Jennie Lakip (86').

MULHER DO JOGO 
JENNIE LAKIP (VALADARES GAIA FC)

A capitã do Valadares Gaia foi sempre uma das jogadoras mais esclarecidas em campo. Tentou o golo num par de ocasiões e marcou mesmo quando a equipa mais precisava, sentenciando a vitória no momento em que o Rio Ave pressionava em busca do empate.


;
;
20 de Dezembro 2025
Foto

FPF

Notícias