Belenenses e Académica empatam

Liga 3 Placard

Duelo de históricos terminou numa igualdade a um

CF Belenenses e Académica OAF disputaram, este domingo, um dos jogos grandes da Liga 3 PLACARD 2025/26. O encontro entre clubes históricos do futebol português contou para a jornada 13, foi disputado no Estádio do Restelo e terminou empatado a um.

A equipa da casa assumiu o controlo da posse de bola desde cedo e beneficiou das primeiras aproximações à baliza adversária. Os azuis descobriram espaços e criaram superioridades nos corredores, maneira pelo qual conseguiram inaugurar o marcador, à passagem da meia-hora, por intermédio de Wilson Eduardo. O avançado foi servido por Evandro Barros que cruzou a bola com grande precisão para o interior da área, de onde o experiente internacional por Angola cabeceou para o fundo da baliza.

A reação da Briosa não tardou em surgir e 10 minutos depois a igualdade foi reposta, por Camilo Triana, antigo jogador do Belenenses. O avançado, número 14 da Académica, foi servido ao segundo poste pelo lateral Kaká que tirou um cruzamento junto à linha de fundo depois de uma combinação com Beni Souza.

A segunda parte teve um registo diferente, a Académica compactou as suas linhas e o Belenenses teve mais dificuldade em invadir o bloco adversário. Os visitantes controlaram os espaços e apesar dos Azuis do Restelo evidenciarem maior domínio da posse de bola, não a transformaram em ocasiões de golo. A grande situação do período pertenceu aos estudantes, ao minuto 78, num cabeceamento de Camilo Triana que saiu perto da trave.

Assim, a cinco jornadas do final da primeira fase, o Belenenses mantém a liderança da série B com 26 pontos, enquanto a Académica soma o sexto empate consecutivo e mantém o terceiro lugar, com 18. Na próxima ronda, os Azúis do Restelo visitam o SC Covilhã e os estudantes recebem o Lusitano GC.

Confira aqui os resultados e a classificação geral

FICHA DE JOGO
 
CF BELENENSES 1 – 1 ACADÉMICA OAF (1-1 ao intervalo)
Liga 3
13ª jornada – Série B

Estádio do Restelo
Árbitro:
João Pinho
Árbitros assistentes: Carlos Andrade e Marcelo Adriano
Quarto árbitro: João Carvalho

BELENENSES: Gui Oliveira; Bandarra (João Machado, 80’), Afonso Pinto, Nuno Tomás e Lucas; Diogo Paulo, Tiago Morgado (Cuca, 68’) e Afonso Afonso (Afonso Valente, 80’); Diogo Leitão (David Rebelo, 68’), Evandro Barros e Wilson Eduardo (João Paredes, 89’)
Suplentes não utilizados: Gonçalo, Teixeira, Dudá e Ricardo Isabelinha
Treinador: Tiago Zorro
Disciplina: cartão amarelo para Afonso Afonso (57’), Tiago Morgado (59’), David Rebelo (84’) e Afonso Valente (90+2’)

ACADÉMICA: Carlos Alves; Edson Farias, Ricardo Teixeira, Gui Silva e Kaká; António Montez, Marcos Paulo (Fran, 90’) e Leandro Silva; Candeias (Cuba, 81’), Beni Souza (Cascavel, 72’) e Camilo Triana (Nuno Barbosa, 81’)
Suplentes não utilizados: Nuno Macedo, Tiago André, Nuno Pereia, Gabi e Jorge Karseladze
Treinador: António Barbosa
Disciplina: cartão amarelo para Gui Silva (56’), Kaká (77’), António Montez (81’), Marcos Paulo (87’) e Nuno Barbosa (90+2’)

Golos: 1-0 por Wilson Eduardo (29’), 1-1 por Camilo Triana (39’)
Homem do Jogo: Afonso Afonso (Belenenses)

Afonso Afonso recebeu a distinção de Homem do Jogo. O jogador do Belenenses protagonizou uma excelente exibição num meio-campo que dominou as operações e revelou-se um elemento fundamental no jogo da sua equipa, principalmente na primeira parte, período em que criou vários desequilíbrios e esteve em destaque pela criatividade demonstrada e boas decisões tomadas. 

 

 


;

Notícias