São João Vêr bate Sanjoanense

Liga 3 Placard

Suspense em tempo de compensação

O São João de Ver venceu, na tarde deste sábado, a Sanjoanense por 2-1, numa partida decidida já no período de compensação. João Castro (90’+2’) e Erik (90’+11’), ambos lançados a partir do banco, assinaram os golos da reviravolta.

Com este triunfo, a equipa orientada por João Nívea deixou o último lugar da tabela classificativa da Série A da Liga 3, posição que passa agora a ser ocupada pela Sanjoanense, embora cada uma delas com 13 pontos.

A Sanjoanense entrou melhor no jogo, assumindo o seu controlo através de uma posse de bola segura, mas inconsequente, e sem conseguir chegar com perigo à área contrária. Do outro lado, o São João de Ver mostrou-se organizado, posicionando-se bem no terreno, e soube fechar com eficácia os caminhos para a sua baliza, o que contribuiu para um início de jogo sem emoção e sem qualquer lance digno de registo.

O São João de Ver conseguiu melhorar a qualidade do seu jogo, nos últimos 25’, aproximando-se então com maior frequência da baliza defendida por João Monteiro, ainda que sem criar verdadeiras situações de perigo. Firmino teve a melhor oportunidade, ao cabecear por cima da barra (30’), e, sete minutos depois, Miguel Vilela tentou a sua sorte com um remate fora da área, resolvido sem dificuldades pelo guarda-redes visitante.

Com apenas uma falta assinalada para cada equipa, uma posse de bola equilibrada (51% para a São João de Ver e 49% para a Sanjoanense) e sem qualquer ocasião clara de golo, a primeira parte terminou com tudo em aberto para a etapa complementar, num jogo que colocava frente a frente as duas equipas com as piores defesas da competição, ambas com 16 golos sofridos.

A segunda parte começou praticamente com a melhor oportunidade do encontro até então. Aos 55 minutos, Pedro Marques recebeu a bola com qualidade e disparou um remate potente e rasteiro, mas uma excelente intervenção de João Monteiro, a desviar com a palma da mão, impediu o primeiro golo da partida. Um momento de grande perigo e um claro aviso.

A equipa da casa apresentou-se mais solta e ofensiva após o intervalo, procurando o golo que lhe permitiria abandonar o último lugar da classificação desta Série A. No entanto, apesar da iniciativa, as investidas foram bem controladas pelo adversário, sólido nas marcações, e sempre atento nas saídas para  o contra-ataque.

E foi precisamente numa dessas transições rápidas que a formação de São João da Madeira acabou por chegar ao golo. Rui Santos, numa exibição de bom nível, descobriu Talles Wander com um passe milimétrico, e o avançado, com um toque subtil, inaugurou o marcador, fazendo o 0-1.

Em desvantagem no marcador, o treinador João Nívea reagiu de imediato, promovendo alterações a partir do banco para conferir maior dinâmica ao setor ofensivo. A aposta revelou-se decisiva: João Castro (90’+2’) e Erick (90’+11’), ambos lançados durante a partida, assinaram os golos da reviravolta. Já nos instantes finais, a determinação e a crença dos homens de São João de Ver acabaram por ser decisivas para uma vitória tão sofrida quanto inesperada.

FICHA DE JOGO
SÃO JOÃO VER 2-1 AD SANJOANENSE 
 0-0 ao intervalo)
Liga 3 Placard, Série A 2025/26
Jornada 13
Estádio Sp. Clube São João de Ver

Árbitro: Rui Madeira
Árbitros assistentes: Tiago Fernandes e Ricardo Santos
Quarto árbitro: Fábio Silva

SÃO JOÃO VER: Emanuel Novo, Bruno Morais, Diogo Barbosa (Cap.) (Erick, 75’), Pedro Marques (João Castro, 66’), Jessé (Rodrigo Valente, 75’), Rui Bruno, Joel Monteiro, Léo Cá (Tiago Campas, 66’), Washington, Firmino (Diogo Tavares, 60’), Miguel Vilela.
Suplentes não utilizados: Ricardo Benjamim, Serrão, Jota, Raí.
Treinador: João Nívea
Disciplina: cartão amarelo para Erick (87’).

AD SANJOANENSE: João Monteiro, Janico (Sérgio Mosquera, 75’), Nando, Ruben Cardoso, Rui Santos, João Daniel (Cap.) ( Edu Pinheiro, 66’), Vasco Gomes, Kiko Félix ( Rafa Gomes, 65’), Filipe Maio, Talles Wander (João Couto, 75’), Federico Cezar (Sebastian Mosquera, 85’).
Suplentes não utilizados: André Duarte, Alan Caló, Gonçalo Sá, Miguel Lopes.
Treinador: Juan Cruz
Disciplina: cartão amarelo para Talles Wander (62’), Federico Cezar (70’), Sebastian Mosquera (90’+4’), Vasco Gomes (90’+7’).

Golos: 0-1 (Talles Wander, 62’); 1-1 (João Castro, 90’+2’); 2-1 (Erik, 90’+11’).

HOMEM DO JOGO
ERICK (SÃO JOÃO DE VÊR)

A distinção justifica-se pelo golo inesperado (90’+11’), num lance em que o jovem brasileiro acreditou até ao fim. Um golo decisivo para uma vitória que já poucos acreditavam ser possível e que permitiu à equipa deixar o último lugar da classificação.


;
;
13 de Dezembro 2025
Foto

FPF

Notícias