Internacional portuguesa que vencer a final
Portugal apurou-se, esta sexta-feira, para a final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, a decorrer nas Filipinas. A Seleção Nacional A, liderada por Luís Conceição, venceu a Argentina, por 7-1, na meia-final disputada em Pasig (Manila), com uma exibição de sonho, avassaladora, que anulou por completo as adversárias. Lídia Moreira e Fifó bisaram (esta última também nas assistências), Janice Silva, Ana Azevedo e Inês Matos compuseram a goleada, atenuada por Mailen Romero à beira do fim. Janice Silva foi distinguida pela FIFA como Player of the Match.
Janice Silva, Player of the Match, em discurso direto: "Foi uma excelente partida. Pusemos em prática tudo aquilo que temos vindo a trabalhar, desde o início, ainda na Cidade do Futebol, em Portugal. Estamos muito felizes pelo que fizemos, hoje, em campo. Isso só mostra a nossa qualidade e, acima de tudo, [o] acreditar naquilo que temos vindo a fazer, a evoluir, cada vez mais. Estamos muito felizes por estar aqui, neste palco importante. Obrigada, do fundo do meu coração, por fazer parte deste grupo. [final]Vai ser uma final de muita qualidade, de equipas que vão correr e disputá-la até ao fim, e os pormenores fazem a diferença. Agora, é focar no que temos vindo a fazer, unidas; honrar este símbolo de Portugal, e agradecer aos adeptos, que nos têm apoiado, do princípio ao fim."
Ana Azevedo, capitã da Seleção Nacional A Feminina de Futsal, em discurso direto: "A entrada em jogo diz muito daquilo para que aqui estamos; diz muito do que fizemos ao longo deste tempo todo, da nossa preparação. Não demos qualquer tipo de hipótese e isso foi muito importante. Deu para alargarmos o resultado, deu para controlarmos o jogo, e isso foi muito importante. Acho que mostrámos o que é Portugal. [final] Nós sonhamos desde o dia em que soubemos que íamos ter o Mundial. Sabemos perfeitamente que, domingo, independentemente de quem seja a outra equipa, temos de ser nós mesmas e, se pusermos em jogo a nossa identidade, será muito difícil para o outro lado."
Ana Catarina Pereira, guarda-redes da Seleção Nacional A Feminina de Futsal, em discurso direto: "Uma das coisas boas que esta seleção tem tido é a atitude, no sentido de encarar todos os jogos como extremamente difíceis, como se fossem o mais importante de todos, e isso transpareceu na forma como entrámos; marcámos logo um golo no primeiro minuto e dilatámos mais o resultado, na primeira parte. A segunda foi mais para gerir o próprio jogo; gerir também o cansaço acumulado ao longo desta competição, que já vai longa, mas estamos na final, que era onde todos queríamos estar. [final] Se queremos ser campeãs do Mundo, antes de tudo, temos de sonhar com isso, temos de ambicionar, e depois é trabalhar para que isso aconteça. Temos feito um Campeonato do Mundo extremamente competitivo, a nível coletivo: já todas as nossas jogadoras, à exceção de mim e da Odete marcaram golos; já marcámos golos a defender 5 para 4, a roubar bolas na primeira linha; marcámos golos de transição, de ataque organizado, de esquemas táticos, seja de cantos como de foras, portanto, isso demonstra bem o campeonato que temos feito, mas no sentido coletivo, e obviamente que isso nos faz sonhar. [assistida] Posso descansar a minha família, a minha Avó, principalmente, que deve estar um bocadinho preocupada: foi só um choque. Ainda não sei com quem, mas bati nalgum lado com a cabeça. A Odete, depois, entrou e esteve extremamente bem. Não te preocupes, Vovó: está tudo bem."