Escalabitanos triunfam pela margem mínima
A UD Santarém venceu o Lusitano GC, este sábado, por 1-0, no seu estádio, o Campo Chã das Padeiras, numa partida marcada pela estreia absoluta dos alentejanos na Liga 3 PLACARD.
Os anfitriões ficaram reduzidos a 10 elementos nos últimos minutos da primeira parte, mas conseguiram chegar ao golo nos primeiros da segunda, através de uma grande penalidade convertida pelo seu capitão.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado, as duas equipas tiveram períodos de maior domínio, no entanto não foram registadas grandes ocasiões para desfazer o nulo.
O início do segundo tempo foi bastante mais agitado. Bruno Ventura protagonizou uma boa oportunidade nos instantes iniciais ao aproveitar uma bola pingada na entrada da área. O médio rematou forte e obrigou Duarte Martins a esticar-se para impedir o golo inaugural.

Apesar da superioridade numérica, o Lusitano continuou a apresentar dificuldades em conseguir ligar o jogo e, por consequência, foram raras as aparições com perigo à baliza adversária.
Ao minuto 53, na sequência de uma entrada forte, foi assinalada uma grande penalidade a favor da equipa da casa, num lance em que Castro encontrou espaço na profundidade e lançou o colega Manu. O extremo ganhou a frente do lance em velocidade aos adversários, entrou na área e foi derrubado em falta pelo guardião Duarte Martins. Marco Grilo assumiu a responsabilidade da conversão e adiantou a equipa que capitania no marcador, enviando a bola para o lado oposto ao qual se atirou o guarda-redes.

Pouco depois, aos 60’ os visitantes dispuseram da melhor oportunidade para repor a igualdade, na sequência de um livre junto à bandeirola de canto, no entanto o remate acertou na malha lateral da baliza defendida por Hidalgo. Os lusitanistas carregaram bastante nos últimos minutos, mas não encontraram o caminho para o golo.
Na segunda jornada da Série B os escalabitanos viajam até Coimbra para defrontar a Académica, enquanto os alentejanos recebem o CD Mafra.

FICHA DE JOGO
UD SANTARÉM - LUSITANO GC
Liga 3
1ª jornada – Série A
Campo da Chã das Padeiras, em Santarém
9 de agosto de 2025
Equipa de Arbitragem
Árbitro: Rui Mónica
Árbitros assistentes: Miguel Silva e Vítor Martins
Quarto árbitro: João Veríssimo
U. SANTARÉM: Hidalgo; Rui Silva (Teixeira, 76’), Pedro Pereia (Edu Marcante, 88’), Diogo Ramos (Jaime Simões, INT) e João Ricardo; Marco Grilo (CAP.), Bruno Ventura e Castro (Águas, 90+3’); Souza, Manu e Tiago Madeira (Idrissa, INT)
Suplentes não utilizados: Denivys, Rodeia, Joel Mendes e Noah Medalli
Treinador: Carlos Fernandes
Disciplina: cartão amarelo para Rui Silva (58’), Jaime Simões (65’), Manu (70’), Marco Grilo (75’) e Águas (90+6’) e cartão vermelho para Souza (42’)
LUSITANO: Duarte Martins; Bernardo Prego (Angel Gomes, 60’), Cassiano Borges (CAP.), Tiago Palancha e João Pinto; Mauro Andrade, Tiago Batista (Eurichano Carvalho, 60’) e Martim Águas; Sale Davou (Guilherme Sequeira, 60’), Franco Almara e Dida (Isnaba Graça, 68’)
Suplentes não utilizados: Joel Sousa, António Sousa, Dionísio Mendonça, Tomás Lima e Ricardo Barreto
Treinador: Ricardo Pessoa
Disciplina: cartão amarelo para Duarte Martins (53’), Guilherme Sequeira (63’) e Franco Almara (90+2’)
Golos: 1-0 por Marco Grilo (54’, g.p.)
Homem do Jogo: Marco Grilo (UD Santarém)

HOMEM DO JOGO
Marco Grilo (U. Santarém)
O prémio de homem do jogo foi entregue ao capitão da União de Santarém. Marco Grilo controlou as operações no centro do terreno e foi decisivo ao converter uma grande penalidade conquistada por Manu ao minuto 54. O médio revelou-se fundamental no capítulo defensivo ao nível das recuperações de bola e dos duelos individuais.
