Arranque da preparação do duelo diante da Geórgia.
A Seleção Nacional Sub-21 arrancou, este domingo, os trabalhos de preparação para o encontro diante da Geórgia, adversário da terceira jornada da fase de grupos do Europeu.
Na ressaca da vitória folgada diante da Polónia, a Equipa das Quinas realizou, pela manhã, uma sessão de trabalhos de recuperação. Ao início da tarde, no dia em que completa 23 anos, Samuel Soares falou aos jornalistas em conferência de imprensa e fez um balanço positivo da última partida. "A equipa esteve bem no jogo, quer defensivamente, quer ofensivamente. Todos estiveram a um nível muito alto, os que jogaram de início e os que entraram. Estivemos bem, temos coisas para ajustar para o próximo jogo, mas continuamos confiantes", considerou.
Apesar de o empate no próximo jogo servir a Portugal para passar aos quartos-de-final, o guardião da Equipa das Quinas considera que a partida diante da Geórgia é para ser encarada com da forma habitual: para vencer. "Olhamos para este último jogo com normalidade. As contas do grupo ainda não está fechadas, mas mesmo que estivesse iríamos sempre encarar o jogo para ganhar. É essa a nossa normalidade", disse.
Samuel Soares não tem tido muito trabalho nos primeiros jogos, mas sempre que foi chamado a intervir fê-lo com enorme mestria e com grandes intervenções. Questionado sobre qual o segredo para não haver distrações, o internacional português revela que procura auxiliar a equipa de outra forma. "Não podemos tirar o foco do jogo. Mesmo quando a bola não está na baliza, acredito que sou importante na comunicação com os meus colegas, para fazer com que a bola não chegue lá. O grupo tem estado muito bem, temos defendido em conjunto e o mérito não é só meu, mas da equipa. O meu objetivo passa sempre por não sofrermos golos", salientou.
A formação portuguesa tem entusiasmado neste Campeonato da Europa, mas Samuel Soares alerta para a necessidade de se pensar num jogo de cada vez. "Temos visto as coisas jogo a jogo. Claro que se nos perguntarem se queremos chegar à final e vencer, claro que sim. Foi para isso que viemos, para jogar e tentar ganhar algo, mas o pensamento é mesmo jogo a jogo", afirmou.
Uma das ações vistas com frequência na última partida por parte do guarda-redes português, foi a procura dos extremos ao colocar a bola. Samuel Soares não esconde que isso teve que ver com questões estratégicas. "Essa questão esteve mais relacionada com a disposição da Polónia. Eles metiam muitos jogadores à frente e nós, com a velocidade do Roger, do Quenda e do Rodrigo [Gomes] depois que acabou por entrar, podíamos aproveitar para explorar essa zona", concluiu.

Eis a lista final:
Guarda-redes: Diogo Pinto (Sporting CP), João Carvalho (SC Braga) e Samuel Soares (SL Benfica);
Defesas: Chico Lamba (FC Arouca), Christian Marques (Yverdon Sport FC), Flávio Nazinho (Cercle Brugge KSV), João Muniz (Sporting CP), Lourenço Henriques (Varzim SC), Rafael Rodrigues (AVS), Rodrigo Gomes (Wolves) e Rodrigo Pinheiro (FC Famalicão);
Médios: Diogo Nascimento (FC Vizela), Gustavo Sá (FC Famalicão), João Marques (Gil Vicente FC), Mateus Fernandes (Southampton FC), Mathias de Amorim (FC Famalicão), Paulo Bernardo (Celtic FC) e Pedro Santos (Moreirense FC);
Avançados: Carlos Borges (Wolves), Geovany Quenda (Sporting CP), Henrique Araújo (FC Arouca), Roger Fernandes (SC Braga) e Tiago Tomás (VFL Wolfsburg);
Quarta-feira, 11 de junho
Portugal 0-0 França – Sihot’ Stadium (Trencin, Eslováquia)
Polónia 1-2 Geórgia – MSK Zilina Stadium (Zilina, Eslováquia)
Sábado, 14 de junho
Portugal 5-0 Polónia – Sihot’ Stadium (Trencin, Eslováquia)
França 3-2 Geórgia – MSK Zilina Stadium (Zilina, Eslováquia)
Terça-feira, 17 de junho
17h00: Geórgia x Portugal – Sihot’ Stadium (Trencin, Eslováquia)
17h00: França x Polónia – MSK Zilina Stadium (Zilina, Eslováquia)
Programa geral:*
16 de junho de 2025 | 2.ª feira
15h15: conferência de imprensa de antevisão do encontro
17h00: treino (AS Trencin)
17 de junho de 2025 | 3.ª feira
18h00: jogo Geórgia x Portugal (Sihot' Stadium | Trencin)
*Os horários apresentados são horários locais. Na Eslováquia é mais uma hora do que em Portugal Continental.
Oportunamente será divulgado o restante programa em fpf.pt.