Declarações do selecionador após convocatória para o europeu
O selecionador nacional Francisco Neto revelou, esta terça-feira, a lista de 27 jogadoras que vão integrar o estágio com vista à participação das “Navegadoras” no Campeonato da Europa feminino de futebol, cuja fase final decorrerá entre 2 e 27 de julho, na Suíça.
A concentração da comitiva nacional está marcada para a manhã da próxima segunda-feira (16 de junho), na Cidade do Futebol.

O Selecionador Nacional, Francisco Neto, em discurso direto:
"Temos um lote de 27 jogadoras convocadas, algumas em processo final de recuperação de lesão. Estamos em comunicação com os clubes e departamentos médicos. Temos até o dia 25 deste mês como data final para anunciar as 23. Portanto, ainda temos alguma margem e faz sentido realizar este trabalho com elas".
"Primeiro, dar os parabéns à nossa equipa masculina pelo que fizeram (conquista da Liga das Nações). Um momento incrível! Também queremos parabenizar os nossos sub-17 e desejar sorte aos sub-21 e às nossas sub-19. Felizmente, estamos numa casa com muitas seleções nas fases finais, com muita ambição, e queremos fazer as coisas bem. O nosso objetivo é fazer história: chegar ao último jogo da fase de grupos dependendo apenas de nós para avançar. No último Campeonato do Mundo, foi por pouco. No Campeonato da Europa, vamos fazer de tudo para alcançar esse passo em frente. Temos todas as condições para competir bem, e o grande objetivo é passar à fase a eliminar".
"Acima de tudo, estes jogos menos conseguidos servem como aprendizagem. Foi uma fase que não correu conforme o esperado, mas sabemos que uma fase final de um Euro é uma nova página. Agora temos mais tempo para trabalhar com as jogadoras, mais condições de continuidade, e representar Portugal numa competição como esta nunca pode ser abalado pelo passado. Devemos ter orgulho na forma como chegamos até aqui. Se estamos onde estamos, é porque fizemos algo de bom no passado".
"Iremos avaliar até o dia 25, que é o prazo final. Estaremos em contacto com o departamento médico dos clubes".
"Cada jogadora portuguesa contribui de forma diferente. Se tivermos todas as que queremos e aquelas que podem ajudar-nos mais, teremos mais armas. Ter a Lúcia e a Joana traz características distintas ao jogo, mas estamos contentes com o trabalho da Catarina, da Beatriz, da Ana Borges e da Capeta. Queremos levar um plantel capaz de oferecer variabilidade ao jogo".
"Iremos avaliar não só a Francisca, mas todas as jogadoras. A decisão sobre as que estarão aptas será tomada no dia 25. Faz sentido preparar o máximo possível para depois tomarmos a melhor decisão num período da época tão sensível como este".