Estamos nas meias-finais!

Seleção Sub-17

Portugal vence a Alemanha e segue em frente no Campeonato da Europa Sub-17.

A Seleção Nacional Sub-17 venceu, este domingo, a Alemanha, por 2-1, e qualificou-se para as meias-finais do Euro'2025, no segundo lugar do Grupo A. Na Arena Kombëtare, em Tirana (Albânia), equipa orientada por Bino Maçães esteve em desvantagem, mas deu a volta ao resultado: Tomás Soares devolveu a igualdade ao marcador e, no último minuto, assistiu Daniel Banjaqui para a vitória.


No outro jogo do Grupo A do Campeonato da Europa de Sub-17, a França venceu a Albânia, por 4-0. A vantagem nos golos marcados garantiu o primeiro lugar aos gauleses, que acompanham Portugal nas meias-finais.

FOTOGALERIA
MEDIA GUIDE

Chelmik, logo aos 3', faz o primeiro remate da partida, após bola parada, sendo que o primeiro lance de perigo foi para a Alemanha, com Mensah a disparar dentro da área. Jogo amarrado taticamente, com as duas equipas a estudarem-se nos primeiros minutos.

Aos 13’, lance de muito perigoso de Portugal. Grande jogada coletiva, com Mide a receber a bola nas costas, que serviu Stevan Manuel quase a finalizar a jogada ao segundo poste. Pouco depois, jogada ameaçadora junto da baliza de Romário Cunha, com alguns remates intercetados. Na resposta, Mide tem uma jogada individual pela esquerda e remate para defesa de Trippel. Pelos 20’, nova jogada coletiva lusa de grande qualidade. Mide serve Stevan Manuel, com este a criar muito perigo já na pequena área.

Na meia-hora inicial, Portugal esteve mais dominante com bola, a tentar criar desequilíbrios na defensiva contrária. Aos 42’, excelente oportunidade para Portugal. Anísio ganha o flanco esquerdo e serve Duarte Cunha no lado oposto, com o passe a sair ligeiramente forte. A fechar a 1.ª parte, Mide teve um livre direto à entrada da área e testou os reflexos de Trippel, num lance ameaçador.

O primeiro aviso da 2.ª parte surgiu dos pés de Mide, que rematou à figura do guardião germânico. Aos 51', lance clamoroso de golo: Duarte Cunha ganha o flanco direito e assiste Anísio, que esteve perto do 1-0. De seguida, remate perigoso de Moritz Göttlicher. Aos 58', grande oportunidade para Portugal. Jogada de insistência de Anísio e Stevan quase faz o golo na recarga. 

Aos 68', boa oportunidade para Lasse Isbruch, com o cabeceamento do alemão a sair ao lado. Pouco depois, mais concretamente aos 72', Isbruch faria mesmo o golo num remate colocado.

Na resposta, Bernardo Lima tem uma oportunidade flagrante e Tomás Soares, pouco depois, fez o empate após defesa incompleta do guardião alemão. Foi também Tomás Soares quem precipitou o triunfo português, aos 89', com a assistência para o golo de Daniel Banjaqui, que selou o 2-1 final.

Apuram-se para as meias-finais, marcadas para 29 de maio, os dois primeiros classificados de cada grupo em competição. A final está agendada para dia 1 de junho.

A Equipa das Quinas apurou-se numa qualificação totalmente vitoriosa. Triunfos diante do Liechtenstein (10-0), Finlândia (5-1) e Bósnia (4-2) na primeira ronda de apuramento, em novembro, e frente a Hungria (2-0), Países Baixos (3-1) e Sérvia (3-1) na Ronda de Elite, em março.

Recorde-se que Portugal já conquistou o Europeu Sub-17 em 2003 e 2016.

FICHA DE JOGO

PORTUGAL 2 - 1 ALEMANHA (0-0 ao intervalo)

Campeonato da Europa Sub-17 2025
Grupo A - 3.ª jornada
Arena Kombëtare, Tirana
Albânia

Árbitro: 
Mikkel Redder (Dinamarca)
Árbitros assistentes: Martin Markus (Dinamarca) e Dyon Fikkert (Países Baixos)
Quarto árbitro: Joey Kooij (Países Baixos)

PORTUGAL: Romário Cunha, Daniel Banjaqui, Mauro Furtado, Martim Chelmik, José Neto, Rafael Quintas – Cap., Bernardo Lima, Mateus Mide (Ricardo Neto, 80'), Stevan Manuel (Gil Neves, 80'), Duarte Cunha (Yoan Pereira, 60') e Anísio Cabral (Tomás Soares, 75')
Suplentes: Alexandre Tverdohlebov, Gabriel Dbouk, Martim Guedes, Santiago Verdi, e João Aragão 
Treinador: Bino Maçães
Golos: Tomás Soares (76'), Daniel Banjaqui (89')
Disciplina: 

ALEMANHA:  Marcello Trippel, Osman Turay (Can Armando Güner, 85'), Elias Vali Fard, Ben Hawighorst – Cap., Nebe Sirak Domnic, Mussa Kaba, Moritz Göttlicher (Keziah Oteng Mensah, 60'), Jeremiah Mensah (Lasse Isbruch, 60'), Lennart Karl (Mathieu Nguefack, 75'), Wisdom Mike e Alexander Staff (David Creta, 85')
Suplentes: Tjark Möbius, Natnael Abraha, Raphael Pavlic
Treinador: Marc-Patrick Meister
Golos: Lasse Isbruch (72')
Disciplina: cartão amarelo a Mussa Kaba (45' +1), Moritz Göttlicher (59') e a Can Armando Güner (90'+4')


;
;
25 de Maio 2025
Foto

Hernâni Pereira/FPF

Notícias