A Equipa das Quinas estreou-se com uma vitória sólida perante a anfitriã Albânia
A Seleção Nacional Sub-17 entrou a ganhar no Euro ‘2025, batendo a anfitriã Albânia, por 4-0, com golos de Rafael Quintas (36'), Mateus Mide (68'), Anísio Cabral (82’) e Tomás Soares (90’+2), em plena Arena Kombëtare, em Tirana.
FOTOGALERIA
MEDIA GUIDE
No outro jogo do grupo, a França derrotou a Alemanha por 3-0, fechando a primeira jornada do Grupo A. Lusos e franceses lideram o agrupamento com três pontos.

Os comandados de Bino Maçães voltam a jogar na próxima quinta-feira, perante a França (19h30).

Quanto ao jogo com a Albânia, a primeira jogada de perigo, cruzamento da direita e Gil Neves cabeceou ao lado. Pouco depois, boa jogada coletiva de Portugal, Mide organiza na direita e serve Gil Neves, que remata rasteiro perto do poste. Nesta fase, o lado direito estava mais ativo, com Dbouk e Aragão. Pouco depois, grande jogada de Mide pela esquerda, depois de uma tabela em Anísio, e o cruzamento chega a Aragão, que quase faz o 1-0.
Boa entrada de Portugal, a jogar no meio-campo adversário e com muita posse de bola. A Equipa das Quinas teve desde cedo o domínio do jogo e foi construindo lances perigosos junto da baliza adversária. Faltava apenas mais critério e calma na definição. Aos 23’, oportunidade soberana para Portugal. Jogada lusa pelo meio, passe em desmarcação para Mide, que desviou do guarda-redes mas um defensor tirou a bola perto da linha de golo.
Dois minutos volvidos, mais uma boa chance para Portugal. Yoan Pereira ganha a linha na esquerda e cruza para Anísio, que remata ao lado. Logo de seguida, recuperação lusa em zonas adiantadas, Gil Neves pode dar o golo a Anísio, mas a bola sai mal calibrada. Aos 28’, jogada individual de Gil Neves pela esquerda, com o seu remate a sair na malha lateral. Aos 35’, grande jogada coletiva pela direita, combinação entre Aragão e Dbouk, que serve Mide, que vê o seu remate ser desviado.
Aos 36’, canto curto na direita, Mateus Mide recebe a bola após combinação e Rafael Quintas cabeceia de forma muito certeira para o 1-0. Antes do intervalo, Anísio dispôs de mais uma boa chance, mas o resultado não viria a alterar-se.

Na segunda-parte, Portugal teve uma boa situação para aumentar a vantagem aos 49'. Aragão ganhou a linha e meteu a bola na área, com Gil Neves a atirar ao lado. Aos 57', contra-ataque luso conduzido por Mide, que dá em Anísio e que solta em Aragão. Na devolução, mais à frente, o ponta de lança recebe e, de primeira, dispara por cima. Aos 59', fantástica jogada coletiva portuguesa. Boa combinação pela direita entre Aragão, Dbouk e Gil Neves, com Anísio a estar perto do 2-0.
Aos 68', Aragão combina bem com um colega pela direita e é derrubado mais à frente na área. Mateus Mide, noa cobrança do penálti, engana o guarda-redes e faz o 2-0. Aos 75', Gabriel Kulla dispôs da primeira oportunidade para os albaneses, num remate forte que quase surpreendeu Romário Cunha. Em cima do apito final, Tomás Soares aumentou para 4-0 num remate forte e colocado que não deu hipóteses ao guardião adversário (90'+2)
Duarte Cunha, que viu dois cartões amarelos na fase de qualificação, falhou o jogo por suspensão.
Depois desta partida inaugural, segue-se o jogo diante de França, agendado para 22 de maio, às 19h30, na Arena Kombëtare, em Tirana. Na 3.ª jornada, marcada para 25 de maio, a Equipa das Quinas defronta a Alemanha pelas 19h30. Todos os encontros de Portugal terão lugar na Arena Kombëtare, em Tirana.
Apuram-se para as meias-finais, marcadas para 29 de maio, os dois primeiros classificados de cada grupo em competição. A final está agendada para dia 1 de junho.
A Equipa das Quinas apurou-se numa qualificação totalmente vitoriosa. Triunfos diante do Liechtenstein (10-0), Finlândia (5-1) e Bósnia (4-2) na primeira ronda de apuramento, em novembro, e frente a Hungria (2-0), Países Baixos (3-1) e Sérvia (3-1) na Ronda de Elite, em março.
Recorde-se que Portugal já conquistou o Europeu Sub-17 em 2003 e 2016.
FICHA DE JOGO
ALBÂNIA 0-4 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)
Campeonato da Europa Sub-17 2025
Grupo A - 1.ª jornada
Arena Kombëtare, Tirana
Albânia
8 662 adeptos nas bancadas
Árbitro: Patrik Kolarić (Croácia)
Árbitros assistentes: Luka Pajić (Croácia) e Christopher Rae (Escócia)
Quarto árbitro: Kamal Umudlu (Azerbaijão)
ALBÂNIA: Raffaele Huli, Darli Kurti (Fabian Hallidri, 79'), Kris Gecaj - Cap., Andreas Llana, Fabjano Nuhaj, Evangjelos Gjoka, Gabriel Kulla (Lucas Cekrezi, 83'), Alen Vukaj (Enis Redzepi, 83'), Dijar Ferati (Leon Myrtaj, 66'), Alex Ramku e Leon Sylejmani
Suplentes não utilizados: Daniel Culi, Fabian Hallidri, Hassan Haradini, Rikardo Sheji, Enis Redzepi, Arman Durmiši, Dajan Durmisi
Treinador: Andrea Tedesco
Golos: Nada a registar
Disciplina: cartão amarelo para Fabjano Nuhaj (45'+1), Darli Kurti (78') e Andreas Llana (80')
PORTUGAL: Romário Cunha, Gabriel Dbouk (Daniel Banjaqui, 60'), Mauro Furtado, Ricardo Neto, Yoan Pereira, Martim Guedes (Bernardo Lima, 60'), Rafael Quintas - Cap. (Santiago Verdi, 85'), Gil Neves (Tomás Soares, 60'), Mateus Mide (Stevan Manuel, 71'), João Aragão e Anísio Cabral
Suplentes não utilizados: Alexandre Tverdohlebov, Martim Chelmik e José Neto
Suspenso: Duarte Cunha
Treinador: Bino Maçães
Golos: 1-0 Rafael Quintas (36'); 2-0 Mateus Mide (pen. 68'); 3-0 Anísio Cabral (82'); 4-0 Tomás Soares (90'+2)
Disciplina: cartão amarelo a Daniel Banjaqui (84') e Yoan Pereira (89')