Mário Narciso: "temos de estar com muita atenção"

Futebol Praia - Seleção A

Jordan Santos de regresso para a 2ª Jornada

A Seleção Nacional de Futebol de Praia deu continuidade, esta sexta-feira, aos trabalhos, tendo em vista a 2ª Jornada do Campeonato do Mundo FIFA 2025, nas ilhas Seicheles.

Portugal, campeão do mundo FIFA em 2015 e 2019, regressou à maior prova mundial nas areias, somando três pontos na ronda inaugural ao bater o Paraguai, ficando em igualdade pontual com o Irão, que também triunfou sobre a Mauritânia. 

O próximo jogo da Equipa das Quinas está agendado para sábado, às 17h30 portuguesas, diante dos mauritanos. Já o terceiro duelo, no Grupo B, será diante dos iranianos (5 de maio), com os primeiros dois classificados a ficarem apurados para os quartos-de-final da competição, com o agrupamento luso a cruzar com o Grupo A (Seicheles, Bielorrússia, Guatemala e Japão). O grande evento do ano de futebol de praia termina com a final onde todos almejam alcançar, marcada para o dia 11 de maio às 16h30 portuguesas.

O Selecionador Nacional conta agora com os 12 jogadores disponíveis depois de Jordan Santos cumprir castigo na 1ªJornada.

MEDIA GUIDE

FOTOGALERIA

Em declarações ao Canal 11, Mário Narciso e Jordan Santos analisaram o próximo adversário, colocando o objetivo na vitória este sábado.

Mário Narciso, Selecionador Nacional, em discurso direto:

“Nós já estamos habituados a que isto se passe, quase todas as competições nunca há mais que um dia de intervalo para recuperar. Fizemos um treino apropriado às condições que os jogadores estão, precisamente porque tivemos ontem um jogo, aliviamos bastante a carga, mas isso já estava previsto.”

“Embora não tenha visto o jogo todo, mas hoje à tarde vamos ter a oportunidade de visionar a gravação toda do jogo deles. Aquilo que me pareceu foi que era uma equipa um bocadinho desorganizado em termos de processos trabalhados, mas muito forte fisicamente, não dão nenhum lance por perdido, chutam para a baliza de qualquer sítio, por isso temos de estar com muita atenção.”

Relativamente às equipas africanas: “Não esperava que a Mauritânia perdesse apenas pela margem mínima, já as Seicheles deram uma boa réplica, mas a qualidade da outra equipa veio ao de cima e o resultado (6-3) era aquilo que se esperava.”

Sobre regresso de Jordan: “Quantos mais melhor, é um jogador com muita influência na nossa equipa e é com bons olhos que fico satisfeito por poder contar com ele para amanhã.”

Jordan Santos, internacional luso, em discurso direto:

 “Estou muito feliz por poder voltar a jogar, custa mais ver de fora, mas os meus colegas portaram-se bem, foi uma excelente vitória, tivemos ali alguns percalços nos últimos minutos, mas cabe-nos a nós estar alerta para o jogo com a Mauritânia.”

“Para estar aqui no Mundial tem de ser uma seleção com valor, bateram-se bem, o jogo parecia que estava controlado pelo Irão, mas estas seleções africanas têm disso, não desistem até ao último segundo, acreditaram, criaram algumas dificuldades ao Irão, mas o Irão acaba por ser o justo vencedor. Temos de estar em alerta, pois estas seleções africanas não desistem dos lances, é até ao fim e temos de ter muito cuidado.”

“Sabemos que estas situações no Futebol de Praia acontece muito isso, o resultado nunca está definido até ao árbitro apitar, temos de ter muita atenção a isso, ontem foi a prova disso e contra estas seleções africanas ainda é mais isso, ou seja, nunca dão uma bola por perdida, rematam de todo o lado, estão sempre a agredir a baliza, temos de ter muita atenção.”

“Um grupo feliz após a vitória, mas já focado naquilo que aí vem, queremos arrecadar já a qualificação. Sabemos que a Mauritânia precisa de ganhar, mas nós também precisamos e queremos ganhar amanhã.”

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes:  Pedro Mano (AD Buarcos 2017) e Rúben Regufe (Leixões SC)
Fixo: Bernardo Lopes (ACD O Sótão) e Rui Coimbra (ACD O Sótão)
Fixo/Ala: André Lourenço (AD Buarcos 2017)
Ala: Bê Martins (AD Buarcos 2017), Jordan Santos (ACD O Sótão), Rodrigo Pinhal (GD Alfarim) e Rúben Brilhante (ACD O Sótão)
Pivot: Filipe Santos (Vila Flor SC), Léo Martins (AD Buarcos 2017) e Miguel Pintado (AD Buarcos 2017)

Programa Geral:

3 de maio | sábado
20h30: Mauritânia x PORTUGAL - RTP 1

4 de maio | domingo
12h00 - Treino

5 de maio | segunda-feira
20h30: Irão x PORTUGAL - RTP 1

Calendário de jogos:

Grupo B - Mundial 2025 Seychelles*:

1ª Jornada (01/05/2025)
16h30: Mauritânia x Irão
20h30: PORTUGAL x Paraguai - RTP 1

2ª Jornada (03/05/2025)
16h30: Paraguai x Irão
20h30: Mauritânia x PORTUGAL - RTP 1

3ª Jornada (05/05/2025)
16h30: Paraguai x Mauritânia
20h30: Irão x PORTUGAL - RTP 1

Quartos-de-final (08/05/2025)

Meia-final (10/05/2025)

Final (11/05/2025)

*Horários locais. Nas Seicheles são mais três horas que em Portugal Continental

Confira AQUI o calendário completo

Sobre as Seicheles:

Localizadas no Oceano Índico, as Ilhas Seicheles são formadas por 115 ilhas e fazem parte do continente africano. Um arquipélago com cerca de 85 mil habitantes, sendo Victoria a sua capital, situada em Mahé. O clima é quente o ano todo, com temperaturas médias entre os 24ºC e 32ºC, com o país a ter três idiomas oficiais: inglês, francês e crioulo seichelense. A moeda oficial é a rúpia (SCR, Sr ou SRe), conhecida em crioulo como roupi.

É neste privilegiado destino de praias coralinas, clima tropical e surpreendentes paisagens naturais que os melhores jogadores de futebol de praia lutarão pela glória eterna. As ilhas mais visitadas são as que concentram maior oferta de serviços, Mahé, Praslin e La Digue, embora também haja outras opções de grande interesse. 

 


;

Notícias